PRISÃO, GÊNERO E SOLIDARIEDADE: VISÕES E CONTRADIÇÕES NA EXPERIÊNCIA DAS MULHERES AUTORAS DE CRIMES / PRISON, GENDER AND SOLIDARITY: VIEWS AND CONTRADICTIONS IN THE EXPERIENCE OF WOMAN WHO COMMIT CRIMES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2024.82786

Palavras-chave:

Feminismo, Criminologia feminista, Gênero

Resumo

O artigo analisa a situação de prisão e restrição de liberdade nas experiências das mulheres autoras de crime, considerando os padrões das relações de gênero, com base em abordagens feministas. O objetivo é compreender os efeitos da prisão a partir de dois recortes: os atravessamentos de gênero nas vivências do cumprimento da pena, durante e após o período em regime fechado, e as concepções de solidariedade feminina entre elas. A investigação, de caráter qualitativo, foi desenvolvida na interação entre pesquisa e extensão, tendo como ambiente um projeto de extensão realizado em 2023 no Patronato Penitenciário de Londrina, local onde foram ministrados cursos de extensão com mulheres em cumprimento de penas de restrição de liberdade, abordando como método a pedagogia da escuta e a escuta ativa. Para além dos relatórios de campos produzidos durante os cursos, foram entrevistadas individualmente sete participantes do projeto, com a técnica de entrevista narrativa. Este artigo analisa a narrativa de quatro mulheres egressas do sistema prisional no Paraná, ao mesmo tempo em que reflete sobre os relatos fornecidos durante os cursos de extensão. O estudo expõe como padrões de gênero, classe e raça conformam dificuldades particulares para essas mulheres e como a solidariedade feminina emerge como um fator contraditório em suas experiências.

Biografia do Autor

Kamila Klasmann, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda em Sociologia pela Universidade Estadual de Londrina (2024). Possui especialização em Direito Penal e Processo Penal (2021) e graduação em Direito (2020). Atualmente é advogada e atua com ênfase em Direito Penal e Direito de Família. Tem experiência na defesa de direitos de populações vulneráveis e pesquisa temas como desigualdades sociais, gênero, encarceramento de mulheres, feminismo, feminicídios e violência contra a mulher.

Silvana Mariano, Universidade Estadual de Londrina

Possui doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (2008), mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (1998). Atualmente é professora associada da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Estudos de Gênero, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, feminismo, transferência de renda, políticas públicas, cidadania, desenvolvimento humano, violência contra mulheres e meninas e feminicídio.

Downloads

Publicado

2024-04-30

Como Citar

Klasmann, K., & Mariano, S. A. (2024). PRISÃO, GÊNERO E SOLIDARIEDADE: VISÕES E CONTRADIÇÕES NA EXPERIÊNCIA DAS MULHERES AUTORAS DE CRIMES / PRISON, GENDER AND SOLIDARITY: VIEWS AND CONTRADICTIONS IN THE EXPERIENCE OF WOMAN WHO COMMIT CRIMES. Pensares Em Revista, (30), 220–248. https://doi.org/10.12957/pr.2024.82786