“ESCREVA A UM DETENTO, MUDE UMA VIDA”: UM ESTUDO SOBRE O CRONOTOPO DA PRISÃO “WRITE A PRISONER, CHANGE A LIFE”: A STUDY OF THE PRISON CHRONOTOPE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2024.81990

Palavras-chave:

Cronotopo, Prisão, Pen pal

Resumo

Este artigo propõe um olhar para o discurso de pessoas privadas de liberdade sob o ponto de vista do cronotopo, noção de tempo-espaço desenvolvida pelo filósofo russo Mikhail Bakhtin. O corpus de análise é constituído de quatro textos de apresentação de perfis de detentos inscritos em WriteAPrisoner.com, um site norte-americano que promove a troca de cartas entre detentos e pessoas de fora da prisão, através do programa conhecido como pen-pal (amigos por correspondência). Os textos dos detentos, entendidos como enunciados, são analisados com o objetivo de compreender as características do que chamamos de cronotopo da prisão, isto é, com vistas a estudar as relações espaçotemporais e alteritárias que surgem a partir da escrita dos aprisionados. Os resultados aqui apresentados fazem parte de uma pesquisa de caráter bibliográfico, exploratório, documental e com abordagem qualitativa do corpus de estudo. Assim, por meio da análise dos textos foi possível caracterizar o cronotopo da prisão como um tempo-espaço marcado por um ritmo lento e exaustivo, que pode (ou não) ser propício ao exercício do autoconhecimento por parte do detento, e que promove a imagem de um sujeito marcada por categorias retórico-jurídicas como inocência e culpabilidade, que exprimem a estreita relação entre o tempo, o espaço e o ser humano.

 

Biografia do Autor

João Augusto Reich da Silva, Universidade de Passo Fundo

Doutorando em Letras (PPGL/UPF) e bolsista CAPES/PROSUC. Mestre em Letras (PPGL/UPF, 2023), com bolsa CAPES/PROSUC. Graduado em Letras, Português - Inglês e Respectivas Literaturas (UPF, 2020). Através do Programa de Bolsas Ibero-Americanas Santander Universidades (Graduação) realizou mobilidade acadêmica no curso de Línguas Modernas, Português e Inglês, na Universidade de Coimbra (UC, Portugal), de set./2019 a jan./2020. Atuou como bolsista de Iniciação Científica voluntário (PIVIC/UPF) e, posteriormente, como bolsista remunerado (PIBIC/UPF; PIBIC/CNPq), integrando os projetos de pesquisa "Linguagem, tempo e sociedade", "Linguagem e interação". Tem experiência na linha de pesquisa Constituição e Interpretação do Texto e do Discurso, produzindo trabalhos com ênfase nos estudos de Bakhtin e o Círculo, refletindo principalmente sobre os seguintes temas: linguagem, tempo, enunciação e discurso. Atualmente, é professor de Língua Inglesa do Ensino Médio da rede pública de ensino.

Patrícia da Silva Valério, Universidade de Passo Fundo

Possui doutorado em Linguística Aplicada pela Unisinos/RS (2015), mestrado em Letras pela Universidade de Passo Fundo (2005) e graduação em Letras (LP) também pela Universidade de Passo Fundo (1994). É docente do Curso de Letras, onde exerceu função de coordenadora entre 2010-2014. Também é docente permanente do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo, onde atua nas linhas de pesquisa "Constituição e Interpretação do Texto e do Discurso" e "Leitura e formação do leitor". Foi professora da educação básica (1991-2009), coordenadora pedagógica (2001-2010), assessora da vice-reitoria de graduação na UPF (2014-2017), coordenadora de gestão do Pibid na UPF (2016-2018) e Diretora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UPF (2018-2022). É membro do GT Ensino e Aprendizagem na Perspectiva da Linguística Aplicada (EAPLA/ANPOLL). Atualmente desenvolve pesquisas com os seguintes temas: Estudos dialógicos bakhtinianos; Ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa; Práticas sociais de linguagem e Formação docente.

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

Reich da Silva, J. A., & da Silva Valério, P. (2024). “ESCREVA A UM DETENTO, MUDE UMA VIDA”: UM ESTUDO SOBRE O CRONOTOPO DA PRISÃO “WRITE A PRISONER, CHANGE A LIFE”: A STUDY OF THE PRISON CHRONOTOPE. Pensares Em Revista, (30), 198–219. https://doi.org/10.12957/pr.2024.81990