VOZES DE MULHERES: A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA DA LEITURA EM CONTEXTO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE / WOMEN'S VOICES: THE AESTHETIC EXPERIENCE OF READING IN A CONTEXT OF IMPRISONMENT
THE AESTHETIC EXPERIENCE OF READING IN A CONTEXT OF IMPRISONMENT
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2024.81557Palavras-chave:
Leitura, Experiência estética, Alteridade, Expressão pessoal, Privação de liberdadeResumo
O presente estudo faz uma reflexão sobre como as práticas de leitura contribuem para ressignificar as experiências de mulheres em privação de liberdade no espaço-tempo do Centro de Integração Social de Piraquara. A análise, de caráter qualitativo-interpretativista, considera as práticas sociais contextualizadas no âmbito das ciências sociais. A abordagem teórico-metodológica está ancorada na concepção dialógica da linguagem, elaborada pelo Círculo de Bakhtin (Bakhtin 2011, 2014, 2015; Volóchinov 2021, Amorim, 2004), para a leitura como experiência estética, mobilizamos as ideias de Jauss, 1994; Yunes, 1995; Iser, 1999 (a, b,c) e Zilberman, 2001. O corpus de análise constitui-se de 4 (quatro) textos coletados em oficinas de leitura realizadas na unidade prisional e consideram a leitura como experiência estética. Os resultados da análise revelam que a leitura, em ambientes de privação de liberdade, não só promove um ordenamento do caos em que vivem as leitoras, como também se constitui em exercício de liberdade, apesar da restrição espacial. Relações intertextuais, dubiedade de intenções das leitoras e alteridade recuperam a dimensão interativa da ação humana e promovem a produção de sentidos em um processo permanente e descentralizado que proporciona a experiência estética e a expressão pessoal das participantes da pesquisa. Embora a leitura por si só não tenha o poder de transformar a sociedade, ela concede às leitoras privadas de liberdade o direito elementar de se expressarem livremente, registrar suas memórias e (re)significar suas experiências pessoais.
Referências
AMORIM, Marilia. O pesquisador e seu outro: Bakhtin nas Ciências Humanas. São Paulo: Musa Editora, 2004.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
_____. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. 7. ed. São Paulo: Hucitec, 2014.
_____. Teoria do romance I: a estilística. 1. ed. São Paulo: Editora 34, 2015.
BARTHES, Roland. O rumor da língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004
________. O prazer do texto. São Paulo: Perspectiva, 2015.
BATISTA-SANTOS, Dalve Oliveira; BOSCO, Júlia Cerutti Dal. A leitura como prática emancipatória em contexto penitenciário: um estudo à luz da linguística aplicada. Gragoatá, Niterói, v. 28, n. 60, e-53209, jan.-abr. 2023. Disponível em: https://doi.org/10.22409/gragoata.v28i60.53209.pt
BRASIL. Avaliação Diagnóstica do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). Rio de Janeiro: UERJ, 2011. (Relatório de Pesquisa).
_________. Ministério da Justiça. Departamento Penitenciário Nacional. Relatório da situação atual do sistema penitenciário: bibliotecas. Brasília: MJ/ DEPEN, 2008.
__________. Ministério da Justiça. Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária. Resolução n. 3, de 11 de março 2009. Dispõe sobre as Diretrizes Nacionais para a Oferta de Educação nos estabelecimentos penais. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 25 mar. 2009a.
__________. Ministério da Educação. Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação. Relatório de pesquisa Avaliação de bibliotecas escolares no Brasil. Rio de Janeiro: UERJ, 2011.
_______. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução nº 2, de 19 de maio de 2010. Dispõe sobre as Diretrizes Nacionais para a oferta de educação para jovens e adultos em situação de privação de liberdade nos estabelecimentos penais. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 maio 2010. Seção 1. p. 20.
BERGALLI, Roberto; RAMIREZ, Juan Bustos. O pensamento criminológico II: estado e controle. Rio de Janeiro: Revan, 2015.
BRASIL, Ministério da Justiça. Departamento penitenciário nacional. Presos no sistema prisional brasileiro: período de janeiro a junho de 2020. Disponível em: https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiMjU3Y2RjNjctODQzMi00YTE4LWEwMDAtZDIzNWQ5YmIzMzk1IiwidCI6ImViMDkwNDIwLTQ0NGMtNDNmNy05MWYyLTRiOGRhNmJmZThlMSJ9 . Acesso em 08/03/2023.
CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA, resolução nº 391. Ministro Luiz Fux. Brasilia, DF. Publicada em 21/05/2021. Disponível em: https://atos.cnj.jus.br/files/original12500220210511609a7d7a4f8dc.pdf. Acesso em 11/08/2021.
CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. Resolução nº 225. Ministro Ricardo Lewandowski. Brasília DF. Publicada em 31/05/2016. Disponível em: https://atos.cnj.jus.br/atos/detalhar/2289. Acesso em: 05/01/2022.
CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador; conversações com Jean Lebrun. São Paulo: UNESP/IMESP, 1999.
______. Cultura escrita, literatura e história. Porto Alegre: ARTMED, 2001.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. Nascimento da Prisão. Trad. Raquel Ramalhete. 23a Ed. Rio de Janeiro: Ed. Vozes, 2012.
_______. De outros espaços. Disponível em: acesso em 20/09/2011.
ISER, Wolfgang. O ato de leitura: uma teoria do efeito estético. São Paulo: Editora 34, 1996. v. 1.
_____. A indeterminação e a resposta do leitor na prosa de ficção. Cadernos do Centro de Pesquisas Literárias da PUCRS, Porto Alegre, v. 3, n. 2, mar. 1999a.
_____. O jogo. In: ROCHA, João Cezar de Castro (Org.). Teoria da ficção: indagações à obra de Wolfgang Iser. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1999b. p. 105-116.
_____. O ato de leitura: uma teoria do efeito estético. São Paulo: Editora 34, 1999c. v. 2.
____________. O fictício e o imaginário: perspectivas de uma antropologia literária, Rio de Janeiro: Eduerj, 1996.
JAUSS, Hans Robert. A estética da recepção: colocações gerais. In: LIMA, Luiz Costa. A literatura e o leitor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
JAUSS, Hans Robert et al. A história da literatura como provocação à teoria literária. Ed. Ática, 1994.
JAUSS, Hans Robert. O prazer estético e as experiências fundamentais da poiesis, aisthesis e katharsis. A literatura e o leitor: textos de estética da recepção. Rio de Janeiro: Paz e Terra, v. 16, p. 2-18, 1979.
JOUVE, Vincent. A leitura. São Paulo: Editora UNESP, 2002.
_____. Por que estudar literatura? São Paulo: Parábola, 2012.
KLEIMAN, Angela. Abordagens da leitura. Scripta, Belo Horizonte, v. 7, n. 14, p. 13-22, jan./jun. 2004.
_____. Texto & leitor: aspectos cognitivos da leitura. 14. ed. Campinas: Pontes, 2011.
_____. Agenda de pesquisa e ação em linguística aplicada: problematizações. In L. P. Moita Lopes, Linguística aplicada na modernidade recente: Festschrift para Antonieta Celani (pp. 39-58). Parábola, 2013.
LOURO, Guacira. Lopes. Gênero e sexualidade: pedagogias contemporâneas. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 19, n. 2, p. 17–23, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643470. Acesso em: 24 maio. 2023.
MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Pesquisa interpretativa em Linguística aplicada: a linguagem como condição e solução. DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, [S. l.], v. 10, n. 2, 2019. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/45412. Acesso em: 20 jul. 2023
PRATA, Mario. Hoje eu estou meio romântico. In 100 crônicas de Mario Prata. Cartaz Editorial, São Paulo, 1997.
PROENÇA, Débora. Remição pela leitura: o letramento literário ressignificando a educação na prisão. Dissertação. (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Londrina. p.182. 2015. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/1639/1/LD_PPGEN_M_Proen%C3%A7a%2C%20Debora%20Maria_2015.pdf. Acesso em 02/03/2023.
QUEIROZ, Nana. Presos que menstruam [recurso eletrônico]. Rio de Janeiro: Record, 2015.
REGO, Isabel Pojo do. Sociologia da prisão. Sociedade e Estado, v. 19, n. 1, p. 227-233, 2004.
SILVEIRA, Ana Paula Kuczmynda da; ROHLING, Nívea; RODRIGUES, Rosângela Hammes. A análise dialógica dos gêneros do discurso e os estudos de letramento: glossário para leitores iniciantes. 1. ed. Florianópolis: DIOESC, 2012.
YUNES, Eliana. Tecendo um leitor: uma rede de fios cruzados. Curitiba: Aymará, 2009
____________. Pelo avesso: A Leitura e o Leitor. Revista Letras, [S.l.], v. 44, dez. 1995. ISSN 2236-0999. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/letras/article/view/19078>. Acesso em: 03 09/23
ZALUAR, Alba. Integração perversa: pobreza e tráfico de drogas. FGV Editora, 2004.
ZILBERMAN, Regina. Estética da recepção e história da literatura. 3ª ed Porto Alegre: Uniritter, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados Pensares em Revista pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Pensares.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
The Copyright of the published articles in Pensares Journal belong to the respective author(s), with the rights of first publication assigned to Pensares.
The published articles are of public access, free of charge, with attribution of obligatory authorship according to the Creative Commons 4.0 licensing model adopted by the journal.
A Pensares em Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Pensares Journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional).