VOZES DE MULHERES: A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA DA LEITURA EM CONTEXTO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE / WOMEN'S VOICES: THE AESTHETIC EXPERIENCE OF READING IN A CONTEXT OF IMPRISONMENT

THE AESTHETIC EXPERIENCE OF READING IN A CONTEXT OF IMPRISONMENT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2024.81557

Palavras-chave:

Leitura, Experiência estética, Alteridade, Expressão pessoal, Privação de liberdade

Resumo

O presente estudo faz uma reflexão sobre como as práticas de leitura contribuem para ressignificar as experiências de mulheres em privação de liberdade no espaço-tempo do Centro de Integração Social de Piraquara. A análise, de caráter qualitativo-interpretativista, considera as práticas sociais contextualizadas no âmbito das ciências sociais. A abordagem teórico-metodológica está ancorada na concepção dialógica da linguagem, elaborada pelo Círculo de Bakhtin (Bakhtin 2011, 2014, 2015; Volóchinov 2021, Amorim, 2004), para a leitura como experiência estética, mobilizamos as ideias de Jauss, 1994; Yunes, 1995; Iser, 1999 (a, b,c) e Zilberman, 2001. O corpus de análise constitui-se de 4 (quatro) textos coletados em oficinas de leitura realizadas na unidade prisional e consideram a leitura como experiência estética. Os resultados da análise revelam que a leitura, em ambientes de privação de liberdade, não só promove um ordenamento do caos em que vivem as leitoras, como também se constitui em exercício de liberdade, apesar da restrição espacial. Relações intertextuais, dubiedade de intenções das leitoras e alteridade recuperam a dimensão interativa da ação humana e promovem a produção de sentidos em um processo permanente e descentralizado que proporciona a experiência estética e a expressão pessoal das participantes da pesquisa. Embora a leitura por si só não tenha o poder de transformar a sociedade, ela concede às leitoras privadas de liberdade o direito elementar de se expressarem livremente, registrar suas memórias e (re)significar suas experiências pessoais.

Biografia do Autor

Thays Carvalho Cesar, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora do curso de Letras, da área de Línguas do Centro Universitário Internacional - UNINTER. É mestra em Estudos de Linguagens, na linha de pesquisa Multiletramentos, discurso e processos de produção de sentidos pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, bacharel em Letras pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Neurociências pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Criminologia pelo Instituto de Criminologia e Política Criminal e em Direitos Humanos e Movimentos Sociais. Atuou em equipes multidisciplinares com enfoque voltado às neurociências e às relações cérebro-linguagem. Com ampla experiência em coordenação de projetos de ensino/ formação de professores de educação básica, realiza estudos sobre políticas públicas voltadas à educação em Direitos Humanos, sistema penitenciário e impactos da leitura no cotidiano intramuros.

Maria de Lourdes Rossi Remenche, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora Associada da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR - Curitiba), com pós-doutorado em Ciências da Educação pela Universidade do Minho (UM - PT). Doutora em Linguística pela Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Estudos da Linguagem (UEL), Especialista em Língua Portuguesa (UEL) e Graduada em Letras Vernáculas e Anglo (UEL). A pesquisadora é docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos das Linguagens/PPGEL, líder do Grupo de Pesquisa em Linguística Aplicada (GRUPLA), e desenvolve pesquisas na área de Discurso, Letramentos Críticos, Multiletramentos, Práticas de leitura e escrita na contemporaneidade.

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

Cesar, T. C., & Remenche, M. de L. R. (2024). VOZES DE MULHERES: A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA DA LEITURA EM CONTEXTO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE / WOMEN’S VOICES: THE AESTHETIC EXPERIENCE OF READING IN A CONTEXT OF IMPRISONMENT: THE AESTHETIC EXPERIENCE OF READING IN A CONTEXT OF IMPRISONMENT. Pensares Em Revista, (30), 152–170. https://doi.org/10.12957/pr.2024.81557

Edição

Seção

DOSSIÊ 30 - DA VOZ DE PRISÃO ÀS FALAS POR LIBERTAÇÃO: PRÁTICAS ARTÍSTICAS E EDUCACIONAIS EM CONTEXTOS DE RESTRIÇÃO DE LIBERDADE / DOSSIER 30 - FROM THE VOICE OF IMPRISONMENT TO DISCOURSES FOR LIBERATION: ARTISTIC AND EDUCATIONAL PRACTICES IN CONTEXTS OF RESTRICTED FREEDOM