FATORES PROSÓDICOS NA HIPOSSEGMENTAÇÃO E IMPLICAÇÕES NA PRODUÇÃO ESCRITA DE ALUNOS NO EFII: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PRELIMINAR / PROSODIC FACTORS IN HYPOSEGMENTATION AND IMPLICATIONS FOR STUDENTS' WRITTEN PRODUCTION IN EFII: A PRELIMINARY PEDAGOGICAL PROPOSAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2023.79255

Resumo

Este artigo objetiva analisar o fenômeno da hipossegmentação no que tange à reflexão sobre práticas pedagógicas que busquem compreender como dados produzidos por aprendizes refletem processos fonológicos. Para isso, partimos do pressuposto, com base em Bisol (2001), Silva (2011), Fiel e Tenani (2016, 2018) e Cunha e Miranda (2019), de que o trabalhos com teorias fonológicas ajuda a compreender o porquê de o aluno escrever algumas palavras hipossegmentadas. Nesse sentido, o objetivo específico deste trabalho é realizar uma reflexão sobre casos de hipossegmentação na produção dos textos escritos de alunos do 8º ano do segundo segmento do Ensino Fundamental, refletir sobre os casos identificados e propor atividade pedagógica preliminar que busca auxiliar o aprendizado dos estudantes. Foram analisados dados de hipossegmentação encontrados de 35 textos produzidos por estudantes de uma turma no ano de 2021. Além de critérios fonológicos já observados em outras pesquisas, em nosso estudo, fica também clara a importância da vivência escolar na fixação dos aprendizados. Acredita-se que a execução dos sete passos da atividade pedagógica proposta possa não só fazer com que os desvios da escrita sejam dirimidos com o tempo, mas também que faça com que o aluno reflita e reconheça o componente fonológico da gramática em sua fala/escrita.

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Publicado

2023-12-27

Como Citar

Fagundes, A. M. da S., Silva, L. F. A. da, & Silvestre, A. P. dos S. (2023). FATORES PROSÓDICOS NA HIPOSSEGMENTAÇÃO E IMPLICAÇÕES NA PRODUÇÃO ESCRITA DE ALUNOS NO EFII: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PRELIMINAR / PROSODIC FACTORS IN HYPOSEGMENTATION AND IMPLICATIONS FOR STUDENTS’ WRITTEN PRODUCTION IN EFII: A PRELIMINARY PEDAGOGICAL PROPOSAL. Pensares Em Revista, (29), 159–174. https://doi.org/10.12957/pr.2023.79255