A CATEGORIA GRAU NA SALA DE AULA: DO LIVRO DIDÁTICO À ABORDAGEM FUNCIONALISTA / THE CATEGORY OF DEGREE IN THE CLASSROOM: FROM THE TEXTBOOK TO THE FUNCTIONAL APPROACH

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2023.79177

Resumo

Focalizamos, neste artigo, o tratamento da categoria grau no âmbito da Educação Básica. Objetivamos discutir a abordagem feita por livros didáticos de Língua Portuguesa (LDP) e apresentar proposta de trabalho com essa categoria em turma do Ensino Fundamental sob a perspectiva funcionalista. Para tanto, fundamentamo-nos na Linguística Funcional norte-americana (GIVÓN, 1995; FURTADO DA CUNHA, 2008; MARTELOTTA, 2011) e em sua correlação com as orientações oficiais para o ensino de língua portuguesa (LP) no contexto brasileiro, conforme Oliveira e Cezario (2007), Bispo, Cordeiro e Lucena (2022). Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo-explicativo e interpretativista. A análise dos LDP mostra que o estudo do grau está diretamente relacionado à flexão/variação de determinadas classes gramaticais, sobretudo substantivo e adjetivo, e se dá por meio de palavras e frases isoladas ou inseridas em textos tomados como pretexto para o estudo da categoria em foco. A proposta didática aqui delineada possibilita trabalhar o grau, considerando seu funcionamento em textos autênticos e relacionados à realidade dos alunos. Esse procedimento permite uma aprendizagem mais significativa, entre outras coisas, por tomar como referência a mobilização de recursos linguísticos para a construção de sentidos e para o alcance de determinados objetivos comunicativos. Assenta-se, portanto, na relação estreita entre forma e função, conforme assumido pela perspectiva teórica que lhe dá suporte.

Biografia do Autor

Edvaldo Balduino Bispo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Estudos da Linguagem, Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Líder do Grupo de Estudos Discurso & Gramática/ UFRN, desenvolve projetos e orienta trabalhos contemplando temas relacionados à morfossintaxe do português em perspectiva funcional e construcionista, além de questões relativas ao ensino de língua portuguesa na Educação Básica. É coorganizador dos livros Orações relativas no português brasileiro: diferentes perspectivas (EDUFF, 2014), Variação e mudança em perspectiva construcional (EDUFRN, 2018) e Pesquisas funcionalistas: da versão clássica à perspectiva centrada no uso (EDUFRN, 2021).

Tiago Caian, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestrando em Estudos da Linguagem, especialista em Fundamentos Linguísticos para o Ensino da Leitura e da Escrita e licenciado, com láurea acadêmica, em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Possui interesse em temas relacionados à Linguística Funcional Centrada no Uso, à Fonologia de Uso e ao Ensino de leitura e de escrita. Atualmente, é professor efetivo de Língua Portuguesa pela Secretaria de Educação de São Gonçalo do Amarante - RN e docente substituto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.   É membro do Grupo de Estudos Discurso & Gramática - UFRN

Ronan Felipe Mafra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduado em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2020) e especialista em Fundamentos Linguísticos para o Ensino da Leitura e da Escrita pela mesma instituição. Atualmente cursa mestrado na área de Estudos em Linguística Teórica e Descritiva, pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem/UFRN, desenvolvendo pesquisa relativa à morfossintaxe da Língua Portuguesa em perspectiva funcional.

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Publicado

2023-12-27

Como Citar

Bispo, E. B., Caian, T., & Mafra, R. F. (2023). A CATEGORIA GRAU NA SALA DE AULA: DO LIVRO DIDÁTICO À ABORDAGEM FUNCIONALISTA / THE CATEGORY OF DEGREE IN THE CLASSROOM: FROM THE TEXTBOOK TO THE FUNCTIONAL APPROACH. Pensares Em Revista, (29), 106–135. https://doi.org/10.12957/pr.2023.79177