A CATEGORIA GRAU NA SALA DE AULA: DO LIVRO DIDÁTICO À ABORDAGEM FUNCIONALISTA / THE CATEGORY OF DEGREE IN THE CLASSROOM: FROM THE TEXTBOOK TO THE FUNCTIONAL APPROACH
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2023.79177Resumo
Focalizamos, neste artigo, o tratamento da categoria grau no âmbito da Educação Básica. Objetivamos discutir a abordagem feita por livros didáticos de Língua Portuguesa (LDP) e apresentar proposta de trabalho com essa categoria em turma do Ensino Fundamental sob a perspectiva funcionalista. Para tanto, fundamentamo-nos na Linguística Funcional norte-americana (GIVÓN, 1995; FURTADO DA CUNHA, 2008; MARTELOTTA, 2011) e em sua correlação com as orientações oficiais para o ensino de língua portuguesa (LP) no contexto brasileiro, conforme Oliveira e Cezario (2007), Bispo, Cordeiro e Lucena (2022). Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo-explicativo e interpretativista. A análise dos LDP mostra que o estudo do grau está diretamente relacionado à flexão/variação de determinadas classes gramaticais, sobretudo substantivo e adjetivo, e se dá por meio de palavras e frases isoladas ou inseridas em textos tomados como pretexto para o estudo da categoria em foco. A proposta didática aqui delineada possibilita trabalhar o grau, considerando seu funcionamento em textos autênticos e relacionados à realidade dos alunos. Esse procedimento permite uma aprendizagem mais significativa, entre outras coisas, por tomar como referência a mobilização de recursos linguísticos para a construção de sentidos e para o alcance de determinados objetivos comunicativos. Assenta-se, portanto, na relação estreita entre forma e função, conforme assumido pela perspectiva teórica que lhe dá suporte.
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