PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LEITURA E ESCRITA DE PORTUGUÊS PARA ALUNOS SURDOS DO ENSINO MÉDIO POR MEIO DO GÊNERO DISCURSIVO BIOGRAFIA DO INSTAGRAM / PROPOSAL FOR A PORTUGUESE READING AND WRITING ACTIVITY FOR DEAF HIGH SCHOOL STUDENTS USING THE DISCURSIVE GENRE INSTAGRAM BIOGRAPHY
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2023.78304Palavras-chave:
Bilinguismo, Português escrito para surdos, Gênero Discursivo, Biografia do instagram.Resumo
Atualmente, a legislação brasileira assegura o direito à educação das pessoas surdas a partir de diversos dispositivos legais. Contudo, a realidade revela uma parcela considerável de alunos surdos que têm privado seu direito a uma educação linguageira para desenvolver competência na língua de sinais e na língua portuguesa. Uma das dificuldades se dá pela falta de conhecimento por parte do corpo escolar de metodologias que assegurem ao aluno surdo a possibilidade de aprender a língua portuguesa. Diante disso, o objetivo da pesquisa é apresentar uma proposta de atividade para o ensino de português para alunos surdos do ensino médio de uma escola pública do município de Santa Izabel do Pará/PA, por meio do gênero discurso biografia do Instagram. Para isso, foram trazidos à cena discussões acerca do bilinguismo para surdos (SALLES et al., 2004 e QUADROS, 2008) e do gênero discursivo e multiletramento (BAKHTIN, 2003 e ROJO, 2012). A proposta de atividade foi aplicada em uma sala de AEE com três alunos surdos. Adotamos uma sequência didática que considera as etapas estudo do gênero, vocabulário visuo-verbal, aspectos gramaticais e produção (CARDOSO-JUNIOR, 2018 e ABREU, 2019). Como resultados, apontamos que os discentes conseguiram produzir suas biografias do instagram considerando as características estruturais e funcionais do gênero, além de aplicar adequadamente o vocabulário e os verbos e adjetivos que são necessários para a elaboração desse tipo de texto. Além disso, os discentes fizeram uma associação coerente entre texto verbal e emojis, recurso muito utilizado nas redes sociais.Downloads
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