PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LEITURA E ESCRITA DE PORTUGUÊS PARA ALUNOS SURDOS DO ENSINO MÉDIO POR MEIO DO GÊNERO DISCURSIVO BIOGRAFIA DO INSTAGRAM / PROPOSAL FOR A PORTUGUESE READING AND WRITING ACTIVITY FOR DEAF HIGH SCHOOL STUDENTS USING THE DISCURSIVE GENRE INSTAGRAM BIOGRAPHY

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2023.78304

Palavras-chave:

Bilinguismo, Português escrito para surdos, Gênero Discursivo, Biografia do instagram.

Resumo

Atualmente, a legislação brasileira assegura o direito à educação das pessoas surdas a partir de diversos dispositivos legais. Contudo, a realidade revela uma parcela considerável de alunos surdos que têm privado seu direito a uma educação linguageira para desenvolver competência na língua de sinais e na língua portuguesa. Uma das dificuldades se dá pela falta de conhecimento por parte do corpo escolar de metodologias que assegurem ao aluno surdo a possibilidade de aprender a língua portuguesa. Diante disso, o objetivo da pesquisa é apresentar uma proposta de atividade para o ensino de português para alunos surdos do ensino médio de uma escola pública do município de Santa Izabel do Pará/PA, por meio do gênero discurso biografia do Instagram. Para isso, foram trazidos à cena discussões acerca do bilinguismo para surdos (SALLES et al., 2004 e QUADROS, 2008) e do gênero discursivo e multiletramento (BAKHTIN, 2003 e ROJO, 2012). A proposta de atividade foi aplicada em uma sala de AEE com três alunos surdos. Adotamos uma sequência didática que considera as etapas estudo do gênero, vocabulário visuo-verbal, aspectos gramaticais e produção (CARDOSO-JUNIOR, 2018 e ABREU, 2019). Como resultados, apontamos que os discentes conseguiram produzir suas biografias do instagram considerando as características estruturais e funcionais do gênero, além de aplicar adequadamente o vocabulário e os verbos e adjetivos que são necessários para a elaboração desse tipo de texto. Além disso, os discentes fizeram uma associação coerente entre texto verbal e emojis, recurso muito utilizado nas redes sociais.

Biografia do Autor

Karolina da Cruz Silva, Universidade Federal do Pará - UFPA

Possui graduação em Letras - Habilitação em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará (2017). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: aquisição da escrita, regras ortográficas e escrita escolar infantil. Atuou como voluntária no projeto de extensão Programa de Apoio a Projetos de Intervenção Metodológica (PAPIM 20155401310277) coordenado pela Prof.ª Dr.ª Regina Célia Fernandes Cruz. Período: 2015. É aluna de mestrado em Estudos Linguísticos do Programa de Pós- Graduação em Letras da Universidade Federal do Pará na linha de pesquisa Análise, descrição e documentação de línguas naturais. Desenvolve pesquisa sobre a Descrição de aspectos prosódicos da Libras na comunidade de prática de surdos bilíngue (Libras Português) da região metropolitana de Belém do Pará, sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Regina Célia Fernandes Cruz. Atuou como professora voluntária de língua portuguesa para alunos surdos no projeto de extensão Curso de português escrito para surdos na Universidade Federal do Pará coordenado pela Prof.ª Dr.ª Francisca Maria Carvalho. Período: 2021 e 2022.

Walber Gonçalves de Abreu, Universidade Federal do Pará - UFPA Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA

Professor assistente da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Mestre e Doutorando em Letras: estudos linguísticos (PPGL/UFPA). Especialista em Libras (PROMINAS/UCAM). Tradutor e Intérprete de Libras-Português (PROLIBRAS/MEC). Licenciado em Letras Libras/Português como L2 para surdos (UFPA). Foi professor de Libras da educação básica do quadro efetivo do município de Abaetetuba-PA. Atualmente é secretário geral da Associação de Tradutores e Intérpretes de Línguas de Sinais do Pará (ASTILP). Coordenador do Projeto de Pesquisa Documentação, Descrição e Análise da Variedade da Libras Sinalizada no Vale do Acará (DDALS). Atua principalmente nos seguintes temas: Linguística Descritiva das Línguas de Sinais e Ensino-Aprendizagem de Libras e de Português L2 para Surdos.

Oclícia Sales Barros, Universidade Federal do Pará - UFPA

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará (2018). É mestranda em Letras/Linguística pela Universidade Federal do Pará.

Regina Célia Fernandes Cruz, Universidade Federal do Pará - UFPA

Professora Titular (Portaria 478/2021 Reitoria da UFPA) da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Pará e Bolsista Produtividade CNPq-PQ1. Doutor em Ciências Humanas pela Université dAix-Marseille I - França (2000), Mestre em Linguística pela UFSC (1992) e Graduada em Letras pela UFPA (1987). Coordena projetos de pesquisa na UFPA desde 1992, quando ingressou nessa IES, na condição de bolsista DCR-CNPq. É professora da cadeira de Linguística do Curso de Letras. É membro da equipe internacional AMPER (Atlas Prosodique Multimedia de lEspace Roman) coordenado pela Université de Grenoble (França). Membro do Conselho Editorial da área de Linguagem da Editora Cortez. Foi pesquisadora visitante da New York University (2010-2011) na condição de bolsista CAPES/FULBRIGHT, da Universidade de Aveiro (2009) e do Laboratório de Fonética da University of Cambridge (1997). O centro de interesse de suas investigações compreende variação linguística, aspectos fonéticos, variação fonológica, fala espontânea, aspectos prosódicos e multimodais.

 

Downloads

Publicado

2023-12-27

Como Citar

Silva, K. da C., Abreu, W. G. de, Barros, O. S., & Cruz, R. C. F. (2023). PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LEITURA E ESCRITA DE PORTUGUÊS PARA ALUNOS SURDOS DO ENSINO MÉDIO POR MEIO DO GÊNERO DISCURSIVO BIOGRAFIA DO INSTAGRAM / PROPOSAL FOR A PORTUGUESE READING AND WRITING ACTIVITY FOR DEAF HIGH SCHOOL STUDENTS USING THE DISCURSIVE GENRE INSTAGRAM BIOGRAPHY. Pensares Em Revista, (29), 136–158. https://doi.org/10.12957/pr.2023.78304