LIVRO DE IMAGEM E LEITURA MEDIADA: CAMINHOS PARA O LETRAMENTO VISUAL A PARTIR DA LEITURA DE HISTÓRIA DE AMOR, DE REGINA RENNÓ
paths to the visual literacy from the reading of "História de amor", by Regina Rennó
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2023.78241Palavras-chave:
Livro de imagem, Semiótica, Letramento visual, Leitura mediada.Resumo
Este trabalho, anteriormente apresentado na modalidade de comunicação oral no 8º SLIJ (Seminário de Literatura Infantil e Juvenil), aborda o livro de imagem enquanto gênero literário, a partir da prática de leitura mediada, tendo em vista o letramento visual. Tem como objetivo apresentar possibilidades para a prática de mediação de leitura de livros de imagem, a partir da leitura da obra História de Amor (2013), de Regina Rennó. Para isso, a teoria semiótica greimasiana foi utilizada como instrumento para auxiliar o(a) professor(a) na mediação da leitura do texto não verbal. O livro de imagem infantojuvenil, compreendido como uma narrativa visual, exige a atuação do(a) mediador(a) para que a leitura se configure como atribuição de sentidos. O texto é entendido, neste trabalho, conforme a semiótica, como objeto de significação, composto por elementos estruturados e captados pelos sentidos, de modo a estabelecer comunicação entre interlocutores, podendo manifestar-se em várias formas semióticas. Assim, a leitura do não verbal também exige o uso de estratégias mediadoras de leitura que contribuam para o desenvolvimento da compreensão leitora. Sendo a imagem objeto de sentido, o letramento visual possibilita a ampliação da capacidade de produzir sentido a partir do texto imagético, que possui sintaxe própria. O trabalho aponta para a necessidade de planejamento de práticas de leitura mediada, a fim de levar o leitor a atribuir sentidos à leitura, a partir da compreensão do conteúdo e de como o texto foi construído, o que é fundamental para o letramento visual.
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