LIVRO DE IMAGEM E LEITURA MEDIADA: CAMINHOS PARA O LETRAMENTO VISUAL A PARTIR DA LEITURA DE HISTÓRIA DE AMOR, DE REGINA RENNÓ

paths to the visual literacy from the reading of "História de amor", by Regina Rennó

Autores

  • Luciana Carolina Santos Zatera Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil https://orcid.org/0000-0002-5910-2664
  • Gisele Thiel Della Cruz Centro Universitário UniDomBosco (UniDBSCO), Curitiba, PR, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2023.78241

Palavras-chave:

Livro de imagem, Semiótica, Letramento visual, Leitura mediada.

Resumo

Este trabalho, anteriormente apresentado na modalidade de comunicação oral no 8º SLIJ (Seminário de Literatura Infantil e Juvenil), aborda o livro de imagem enquanto gênero literário, a partir da prática de leitura mediada, tendo em vista o letramento visual. Tem como objetivo apresentar possibilidades para a prática de mediação de leitura de livros de imagem, a partir da leitura da obra História de Amor (2013), de Regina Rennó. Para isso, a teoria semiótica greimasiana foi utilizada como instrumento para auxiliar o(a) professor(a) na mediação da leitura do texto não verbal. O livro de imagem infantojuvenil, compreendido como uma narrativa visual, exige a atuação do(a) mediador(a) para que a leitura se configure como atribuição de sentidos. O texto é entendido, neste trabalho, conforme a semiótica, como objeto de significação, composto por elementos estruturados e captados pelos sentidos, de modo a estabelecer comunicação entre interlocutores, podendo manifestar-se em várias formas semióticas. Assim, a leitura do não verbal também exige o uso de estratégias mediadoras de leitura que contribuam para o desenvolvimento da compreensão leitora. Sendo a imagem objeto de sentido, o letramento visual possibilita a ampliação da capacidade de produzir sentido a partir do texto imagético, que possui sintaxe própria. O trabalho aponta para a necessidade de planejamento de práticas de leitura mediada, a fim de levar o leitor a atribuir sentidos à leitura, a partir da compreensão do conteúdo e de como o texto foi construído, o que é fundamental para o letramento visual.

 

Biografia do Autor

Luciana Carolina Santos Zatera, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil

Mestra em Educação. Licenciada em Letras-Português, Pedagogia e História. Estuda letramento literário e literatura para a infância, na linha de pesquisa Linguagem, Corpo e Estética na Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação (nível: doutorado), na UFPR. É professora da educação básica, nos anos iniciais do ensino fundamental, no Colégio Nossa Senhora de Sion (Curitiba – PR). Trabalhou no ensino superior como professora nos cursos de Letras e Pedagogia no Centro Universitário Internacional Uninter e na PUC-PR. Produz material para a Educação a Distância (Letras e Pedagogia).

 

Gisele Thiel Della Cruz, Centro Universitário UniDomBosco (UniDBSCO), Curitiba, PR, Brasil

Doutora em Letras (Estudos Literários). Mestra em História (História do Brasil). Especialista em Currículo e Prática Educativa. Licenciada em História, Letras e Pedagogia. É professora da educação básica, no ensino médio (História e Literatura), no Colégio Nossa Senhora de Sion (Curitiba – PR). É professora-tutora nos cursos de Letras, História, Sociologia, Filosofia e Pedagogia do Centro Universitário UniDombosco e coordenadora de cursos na mesma instituição. Foi professora-tutora do curso de Letras e coordenadora do setor de avaliação no Centro Universitário Internacional Uninter. Produz material para a Educação a Distância (Letras, Pedagogia e História). Estuda romance histórico e literatura de autoria feminina.

Downloads

Publicado

2023-11-28

Como Citar

Zatera, L. C. S., & Della Cruz, G. T. (2023). LIVRO DE IMAGEM E LEITURA MEDIADA: CAMINHOS PARA O LETRAMENTO VISUAL A PARTIR DA LEITURA DE HISTÓRIA DE AMOR, DE REGINA RENNÓ: paths to the visual literacy from the reading of "História de amor", by Regina Rennó. Pensares Em Revista, (28), 207–223. https://doi.org/10.12957/pr.2023.78241

Edição

Seção

DOSSIÊ 28 - LITERATURA INFANTOJUVENIL: PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS / CHILDREN'S LITERATURE: CONTEMPORARY PERSPECTIVES