O LIVRO-OBJETO INFANTIL CONTEMPORÂNEO: HIBRIDIZAÇÃO E MULTIMODALIDADE

hybridization and multimodality

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2023.77881

Palavras-chave:

Literatura para crianças. , Livro ilustrado., Livro-objeto, Hibridização, Multimodalidade.

Resumo

O propósito deste artigo é analisar publicações que se destinam potencialmente a um público leitor infantil,de um formato editorial que vem se tornando recorrente no campo da literatura para crianças e jovens no Brasil: o livro-objeto. Trata-se de um livro verbo-visual, ou exclusivamente visual, de formato e/ou design incomuns, que provoca a interação física do leitor. Três recentes publicações são tomadas como corpusTatá (MATSUMOTO, 2020), Os irmãos (AUERBACH, 2021) eSalsicha (CHACON, 2022) –, não só por serem categorizadas como livros-objeto, mas também por apresentarem estreitas conexões com o livro ilustrado. Nesse sentido, pretende-se discutir como as produções editoriais denominadas livros-objeto, que nas últimas duas décadas despontam no mercado editorial brasileiro, podem ser definidas, inclusive e especialmente, por sua hibridização com o livro ilustrado. Para isso, analisa-se sua constituição multimodal, especialmente no que diz respeito à relação que se estabelece entre as parcelas visual e verbal dos livros, bem como à sua materialidade, conformada pelo design, pela engenharia de papel e pelos peritextos editoriais. Esta reflexão fundamenta-se, sobretudo, nosestudos acerca do livro-objeto (KÜMMERLING-MEIBAUER; MEIBAUER, 2019 [2017], RAMOS, 2020, 2019, 2017; SILVA, 2017), do livro ilustrado (HUNT, 2010; NIKOLAJEVA, 2008; LINDEN, 2011) e da multimodalidade (KRESS, 2010). Os resultados da análise comprovam o investimento de algumas editoras brasileiras voltadas para a produção de livros para crianças neste formato que é revelador de um grande potencial criativo e inventivo.

Biografia do Autor

Anabel Medeiros Azerêdo de Paula, Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Doutora e Mestra em Estudos de Linguagem e Especialista em Leitura e Produção de Textos pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Especialista em Tradução da Língua Inglesa pelo Instituto Superior Anísio Teixeira (ISAT). Licenciada em Letras, com habilitação em Português/Inglês, pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO). É professora de Língua Inglesa na Educação Básica, na SEEDUC-RJ. É membro do Grupo de Pesquisa Leitura, Fruição e Ensino (GPS-LEIFEN – UFF/CNPq) e do Grupo de Pesquisa Encontros com a Literatura Infantil/Juvenil: ficção, teorias e práticas (EnLIJ-UERJ). Interesses de pesquisa: leitura e ensino, literatura para crianças e jovens, livros ilustrados.

Beatriz dos Santos Feres, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil

Doutora em Letras/Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense, com pós-doutorado em Teoria da Literatura e Literaturas Comparadas/Literatura Infantil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora Associada de Língua Portuguesa/UFF, atua no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem na Linha de Pesquisa Teorias do texto, do discurso e da tradução, oferecendo cursos na disciplina “Semiolinguística”. É líder do Grupo de Pesquisa em Semiolinguística: Leitura, fruição e ensino (GPS-LEIFEN - UFF/CNPq) e membro do Grupo de Trabalho Linguística de Texto e Análise da Conversação (GTLAC), da Anpoll. É autora, dentre outras publicações, de “Discurso amoroso na literatura infantil” (Contexto, 2023). Temas de interesse: leitura e ensino; contos ilustrados; linguagem verbo-visual/multimodal.

Margareth Silva de Mattos, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil

Doutora em Estudos de Linguagem, Mestre em Letras e Especialista em Literatura Infantojuvenil pela UFF. Bacharel e Licenciada em Letras pela UFRJ. Professora Titular de Ensino Básico Aposentada da UFF. Integrante do Programa de Extensão Alfabetização e Leitura (PROALE-UFF), de 1992 a 2019. Leitora-votante e colaboradora da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Vice-coordenadora do grupo de pesquisa Leitura, Literatura e Saúde (LeLiS), até 2022, e integrante do Grupo de Pesquisa Leitura, Fruição e Ensino (GPS-LEIFEN), ambos da UFF. Tem experiência nas áreas de Educação e Letras. Seus estudos voltam-se principalmente para os seguintes temas: literatura para crianças e jovens, leitura, formação do leitor.

 

Downloads

Publicado

2023-11-28

Como Citar

Paula, A. M. A. de, Feres, B. dos S., & Mattos, M. S. de. (2023). O LIVRO-OBJETO INFANTIL CONTEMPORÂNEO: HIBRIDIZAÇÃO E MULTIMODALIDADE: hybridization and multimodality. Pensares Em Revista, (28), 157–183. https://doi.org/10.12957/pr.2023.77881

Edição

Seção

DOSSIÊ 28 - LITERATURA INFANTOJUVENIL: PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS / CHILDREN'S LITERATURE: CONTEMPORARY PERSPECTIVES