PRINCESAS SOLTAM PUM? RECONTEXTUALIZANDO AS CIÊNCIAS E A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NAS PERCEPÇÕES DAS CRIANÇAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2023.77603Palavras-chave:
Literaturalização das ciências, Designações de gênero, Contação de histórias.Resumo
As crianças refletem na escola a partir de histórias infantis que tratam de temas sensíveis e complexos sobre questões de gênero, principalmente na problematização do cotidiano referentes ao comportamento feminino e masculino. As princesas são personagens que figuram em um cenário de designações do feminino representados nos contos de fadas, reproduzindo comportamentos que sugerem a performance de atitudes femininas. O objetivo com a pesquisa foi investigar as diferentes percepções das crianças em relação ao tema central da história, observando as compreensões das crianças em relação ao gênero e aos desdobramentos cotidianos, a partir de suas vivências. Assim, propomos o trabalho de literaturalização das ciências, termo estudado no grupo de pesquisa COTEDIC UNILASALLE/CNPq, que articula o estudo de áreas das ciências com a literatura a partir da história Até as princesas soltam pum, em diálogo com Palma (2009), Backes, Chitolina e Sciascia (2019), Reis e Backes (2022) para discutir a literaturalização das ciências; para tratar sobre as pesquisas dos/nos/com os cotidianos nos inspiramos em Alves (2001); a fim de dialogar sobre os processos de interação usamos Maturana e Varela (2021); e para as designações de gênero Louro (2007), Fischer (2002), e Sabat (2001). A pesquisa foi desenvolvida com quatro turmas de primeiro ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública do município de Canoas/RS. Através da pesquisa qualitativa exploratória, analisamos as falas e registros gráficos dos discentes, que foram submetidos à análise interpretativa, articulando referencial teórico e dados produzidos. Observamos que temas complexos das ciências, que tensionam o conhecimento científico e o senso comum, contribuem para a sensibilidade das crianças em relação aos significados discutidos sobre gênero quando recontextualizados à contação de histórias.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados Pensares em Revista pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Pensares.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
The Copyright of the published articles in Pensares Journal belong to the respective author(s), with the rights of first publication assigned to Pensares.
The published articles are of public access, free of charge, with attribution of obligatory authorship according to the Creative Commons 4.0 licensing model adopted by the journal.
A Pensares em Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Pensares Journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional).