PRINCESAS SOLTAM PUM? RECONTEXTUALIZANDO AS CIÊNCIAS E A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NAS PERCEPÇÕES DAS CRIANÇAS

Autori

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2023.77603

Parole chiave:

Literaturalização das ciências, Designações de gênero, Contação de histórias.

Abstract

As crianças refletem na escola a partir de histórias infantis que tratam de temas sensíveis e complexos sobre questões de gênero, principalmente na problematização do cotidiano referentes ao comportamento feminino e masculino. As princesas são personagens que figuram em um cenário de designações do feminino representados nos contos de fadas, reproduzindo comportamentos que sugerem a performance de atitudes femininas. O objetivo com a pesquisa foi investigar as diferentes percepções das crianças em relação ao tema central da história, observando as compreensões das crianças em relação ao gênero e aos desdobramentos cotidianos, a partir de suas vivências. Assim, propomos o trabalho de literaturalização das ciências, termo estudado no grupo de pesquisa COTEDIC UNILASALLE/CNPq, que articula o estudo de áreas das ciências com a literatura a partir da história Até as princesas soltam pum, em diálogo com Palma (2009), Backes, Chitolina e Sciascia (2019), Reis e Backes (2022) para discutir a literaturalização das ciências; para tratar sobre as pesquisas dos/nos/com os cotidianos nos inspiramos em Alves (2001); a fim de dialogar sobre os processos de interação usamos Maturana e Varela (2021); e para as designações de gênero Louro (2007), Fischer (2002), e Sabat (2001). A pesquisa foi desenvolvida com quatro turmas de primeiro ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública do município de Canoas/RS. Através da pesquisa qualitativa exploratória, analisamos as falas e registros gráficos dos discentes, que foram submetidos à análise interpretativa, articulando referencial teórico e dados produzidos. Observamos que temas complexos das ciências, que tensionam o conhecimento científico e o senso comum, contribuem para a sensibilidade das crianças em relação aos significados discutidos sobre gênero quando recontextualizados à contação de histórias.

Biografie autore

Fabiane Aparecida Parcianello de Almeida, Universidade La Salle (UNILASALLE), Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil

Mestranda em educação pelo programa de pós-graduação da Universidade La Salle de Canoas. Pós-graduada em Psicopedagogia clínica e institucional pela Uniasselvi. Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atua como professora na rede municipal de ensino de Canoas/RS desde 2015. Pesquisa sobre o ecossistema para aprendizagens no processo de alfabetização a partir da recontextualização das ciências. Faz parte do grupo de pesquisa COTEDIC UNILASALLE/CNPq.

Luciane Priori Monteiro, Universidade La Salle (UNILASALLE), Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil

Mestranda em Educação pelo programa de pós-graduação da Universidade La Salle, Canoas. Pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Tecnologias da Informação e Comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul através do Programa Universidade para Todos, PROUNI.  Professora dos anos iniciais na rede municipal de ensino de Canoas/RS desde 2015.  Atua na linha de pesquisa: Culturas, Linguagens e Tecnologias da Educação, com o tema: Recontextualização da alfabetização para o letramento.  Faz parte do grupo de pesquisa COTEDIC UNILASALLE/CNPq.

 

Luciana Backes, Universidade La Salle (UNILASALLE), Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil

Pós-doutora em Ciências Sociais pela Université Université Paris 5 Descartes - Sorbonne. Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e Doutora em Ciências da Educação pela Université Lumière Lyon 2. Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e Especialista em Informática na Educação a Distância pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Pesquisa sobre: processos de ensino e de aprendizagem, construção do conhecimento, formação do educador, práticas pedagógicas, educação on-line, educação híbrida, Espaço de Convivência Digital Virtual (AVA, metaverso, plataformas), cultura emergente, gamificação e literaturalização das ciências. Líder do Grupo de Pesquisa COTEDIC UNILASALLE/CNPq. Pesquisadora visitante ao Laboratoire Sciences, Société, Historicité, Education, Pratiques (S2HEP) Université Claude Bernard Lyon 1.

Pubblicato

2023-11-28

Come citare

Parcianello de Almeida, F. A., Monteiro, L. P., & Backes, L. (2023). PRINCESAS SOLTAM PUM? RECONTEXTUALIZANDO AS CIÊNCIAS E A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NAS PERCEPÇÕES DAS CRIANÇAS. Pensares Em Revista, (28), 135–156. https://doi.org/10.12957/pr.2023.77603

Fascicolo

Sezione

DOSSIÊ 28 - LITERATURA INFANTOJUVENIL: PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS / CHILDREN'S LITERATURE: CONTEMPORARY PERSPECTIVES