CONTAÇÃO DE HISTÓRIA PARA CRIANÇAS COM CÂNCER: UMA PROPOSTA TEATRAL HOSPITALAR
a hospital theatrical proposal
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2023.77450Palavras-chave:
Contação de histórias, Crianças com câncer, Teatro, EmpoderamentoResumo
Este artigo resulta de uma pesquisa que explorou a contação de histórias no contexto teatral, com foco em apresentações para crianças hospitalizadas com câncer. A investigação foi conduzida durante a disciplina Encenação IV da graduação em Teatro na UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) no Rio Grande do Sul. O objetivo da apresentação teatral foi estabelecer uma conexão genuína com as crianças, reconhecendo sua capacidade de tomar decisões e interagir com o mundo ao seu redor. Através da contação de histórias, buscamos aliviar seus medos e inseguranças, do teatro como ferramenta para o bem-estar emocional das crianças em situações difíceis. Demonstramos como a combinação de teatro e contação de histórias pode ser uma intervenção valiosa e inspiradora. Este estudo destaca a importância vital do teatro como uma ferramenta eficaz para melhorar o bem-estar emocional e psicológico das crianças enfrentando desafios de saúde tão complexos. Além disso, ele serve como um lembrete inspirador de como a criatividade e a expressão artística podem iluminar o caminho dessas crianças, oferecendo-lhes não apenas uma pausa das preocupações da doença, mas também a capacidade de se reconectar com sua imaginação e força interior. Essa pesquisa abre horizontes para futuras iniciativas que visem incorporar elementos teatrais e narrativos de forma ainda mais profunda e eficaz no tratamento e no apoio a crianças enfrentando situações médicas adversas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados Pensares em Revista pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Pensares.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
The Copyright of the published articles in Pensares Journal belong to the respective author(s), with the rights of first publication assigned to Pensares.
The published articles are of public access, free of charge, with attribution of obligatory authorship according to the Creative Commons 4.0 licensing model adopted by the journal.
A Pensares em Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Pensares Journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional).