CONTAÇÃO DE HISTÓRIA PARA CRIANÇAS COM CÂNCER: UMA PROPOSTA TEATRAL HOSPITALAR

a hospital theatrical proposal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2023.77450

Palavras-chave:

Contação de histórias, Crianças com câncer, Teatro, Empoderamento

Resumo

Este artigo resulta de uma pesquisa que explorou a contação de histórias no contexto teatral, com foco em apresentações para crianças hospitalizadas com câncer. A investigação foi conduzida durante a disciplina Encenação IV da graduação em Teatro na UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) no Rio Grande do Sul. O objetivo da apresentação teatral foi estabelecer uma conexão genuína com as crianças, reconhecendo sua capacidade de tomar decisões e interagir com o mundo ao seu redor. Através da contação de histórias, buscamos aliviar seus medos e inseguranças, do teatro como ferramenta para o bem-estar emocional das crianças em situações difíceis. Demonstramos como a combinação de teatro e contação de histórias pode ser uma intervenção valiosa e inspiradora. Este estudo destaca a importância vital do teatro como uma ferramenta eficaz para melhorar o bem-estar emocional e psicológico das crianças enfrentando desafios de saúde tão complexos. Além disso, ele serve como um lembrete inspirador de como a criatividade e a expressão artística podem iluminar o caminho dessas crianças, oferecendo-lhes não apenas uma pausa das preocupações da doença, mas também a capacidade de se reconectar com sua imaginação e força interior. Essa pesquisa abre horizontes para futuras iniciativas que visem incorporar elementos teatrais e narrativos de forma ainda mais profunda e eficaz no tratamento e no apoio a crianças enfrentando situações médicas adversas.

Biografia do Autor

Maria Jade Pohl Sanches, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Canela, BA, Brasil

Graduada no curso de Teatro Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2015 - 2018). Graduada no curso de Pedagogia - Licenciatura Plena da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) (2019 - 2020). Graduada do curso de Educação Especial Diurno - Licenciatura Plena na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2019 - 2023). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional na Universidade Franciscana (UFN) (2021 - 2022). Mestranda em Educação com a linha de pesquisa: Linguagem, Subjetivações e Práxis Pedagógica na Universidade Federal da Bahia (UFBA) (2023 - Atual).

Fernando Costa do Bonfim, Fundação Hermínio Ometto (FHO), Araras, SP, Brasil

Graduado em Biomedicina pelo Centro Universitário Hermínio Ometto. Especialista em Controle e Prevenção de Infecção Hospitalar pelo Centro Universitário Hermínio Ometto. Especialista em Biomedicina Estética. Mestre (2014) e Doutor (2018) em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Ciência Cirúrgica Interdisciplinar do Departamento de Cirurgia da Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina (UNIFESP/EPM) na linha de Pesquisa de laser em Cirurgia com ênfase em biologia molecular.

Downloads

Publicado

2023-11-28

Como Citar

Sanches, M. J. P., & do Bonfim, F. C. (2023). CONTAÇÃO DE HISTÓRIA PARA CRIANÇAS COM CÂNCER: UMA PROPOSTA TEATRAL HOSPITALAR: a hospital theatrical proposal. Pensares Em Revista, (28). https://doi.org/10.12957/pr.2023.77450

Edição

Seção

DOSSIÊ 28 - LITERATURA INFANTOJUVENIL: PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS / CHILDREN'S LITERATURE: CONTEMPORARY PERSPECTIVES