EDITORAS INDEPENDENTES: CONSIDERAÇÕES SOBRE A EDIÇÃO DE LITERATURA INFANTIL NO BRASIL

considerations on publishing children's literature in Brazil

Autores/as

  • Marta Passos Pinheiro Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Belo Horizonte, MG, Brasil https://orcid.org/0000-0001-9245-0823
  • Vívian Stefanne Soares Silva Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Belo Horizonte, MG, Brasil https://orcid.org/0000-0002-6256-0017
  • Marcos Roberto Nascimento Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Belo Horizonte, MG, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2023.76599

Palabras clave:

Editora independente, Livros infantis, Campo editorial, Capital simbólico, Capital econômico.

Resumen

Neste artigo, propomos uma discussão sobre o campo das editoras independentes, associadas à Liga Brasileira de Editoras (LIBRE), que possuem como linha editorial, predominantemente, a publicação de livros infantis. Como fundamentação teórica, utilizamos os conceitos de campo, capital econômico e capital simbólico adaptados/apropriados da obra de Pierre Bourdieu (1996, 2011 e 2018) por John B. Thompson (2013) para a compreensão do cenário editorial. Por meio de análise dos sites e dos catálogos on-line das editoras, identificamos: a cidade em que se encontram; ano de fundação; quantidade de títulos de literatura infantil; referências a prêmios ou indicações em listas e catálogos legitimados, como o Catálogo de Bolonha; referência a seleções para compras em grande escala, como as governamentais e as realizadas por instituições particulares, como a Fundação Itaú Social e os clubes de livros infantis. Essas informações subsidiaram uma análise panorâmica que nos trouxe como importante resultado a compreensão de uma determinada “lógica do campo”, caracterizada pela estreita relação entre prêmios e vendas em grande escala, para o governo ou programas particulares de compra de livros. Sendo assim, em se tratando dessas produções, observa-se relativa dependência entre capital econômico — obtido com a venda dos livros — e capital simbólico — a qual os prêmios estão relacionados.

Biografía del autor/a

Marta Passos Pinheiro, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Belo Horizonte, MG, Brasil

Possui pós-doutorado e doutorado em Educação pela UFMG (2006), estágio de doutorado em Educação pela Universidade do Minho, Braga, Portugal (2004), mestrado em Literatura Brasileira pela UERJ (2000), graduação em Letras - Português e Literatura pela UERJ (1996). É professora do Departamento de Linguagem e Tecnologia do CEFET-MG, atuando no Ensino Médio, na Graduação em Letras, no Mestrado e no Doutorado em Estudos de Linguagens. É coordenadora do grupo de pesquisa LLEME (Leitura Literária, Edição e Ensino) e integrante do grupo de pesquisa Materiais e Recursos Didáticos, do CEFET-MG, e do GPELL (Grupo de Pesquisa do Letramento Literário), da Faculdade de Educação da UFMG. Tem experiência nas áreas de Letras e Educação, com ênfase em Literatura Brasileira.

Vívian Stefanne Soares Silva, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Belo Horizonte, MG, Brasil

Doutoranda em Estudos de Linguagens pelo CEFET-MG, Mestra em Estudos de Linguagens (2020) e Bacharel em Letras - Tecnologias da Edição (2016) pela mesma instituição de ensino. É pesquisadora, professora, editora de livros infantis e revisora. Integra o grupo de pesquisa Leitura Literária, Edição, Mediação e Ensino (LLEME/CEFET-MG) e o grupo Mulheres na Edição (CEFET-MG). Desenvolve pesquisas nas áreas de edição, biografias, literatura para crianças, representatividade negra e correlatos.

 

Marcos Roberto Nascimento, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Belo Horizonte, MG, Brasil

Possui doutorado em Estudos de Linguagens pelo POSLING/CEFET-MG, mestrado em Demografia pelo CEDEPLAR/UFMG, graduação em Ciências Sociais pela FAFICH/UFMG. Atua como professor Adjunto IV na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Pesquisou os seguintes temas: envelhecimento populacional; gênero, família e sociabilidade; masculinidade e saúde; participação política e juventude, mercado editorial. Dedica-se também à literatura infantojuvenil, como autor e editor, tendo publicado 7 títulos que discutem temas como diversidade, pluralidade, inclusão e cultura popular brasileira. Participa do grupo de pesquisa Leitura Literária, Edição, Mediação e Ensino (LLEME). É editor da MRN Editora.

Publicado

2023-11-28

Cómo citar

Pinheiro, M. P., Silva, V. S. S., & Nascimento, M. R. (2023). EDITORAS INDEPENDENTES: CONSIDERAÇÕES SOBRE A EDIÇÃO DE LITERATURA INFANTIL NO BRASIL : considerations on publishing children’s literature in Brazil. Pensares Em Revista, (28), 184–206. https://doi.org/10.12957/pr.2023.76599

Número

Sección

DOSSIÊ 28 - LITERATURA INFANTOJUVENIL: PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS / CHILDREN'S LITERATURE: CONTEMPORARY PERSPECTIVES