EDITORAS INDEPENDENTES: CONSIDERAÇÕES SOBRE A EDIÇÃO DE LITERATURA INFANTIL NO BRASIL
considerations on publishing children's literature in Brazil
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2023.76599Palavras-chave:
Editora independente, Livros infantis, Campo editorial, Capital simbólico, Capital econômico.Resumo
Neste artigo, propomos uma discussão sobre o campo das editoras independentes, associadas à Liga Brasileira de Editoras (LIBRE), que possuem como linha editorial, predominantemente, a publicação de livros infantis. Como fundamentação teórica, utilizamos os conceitos de campo, capital econômico e capital simbólico adaptados/apropriados da obra de Pierre Bourdieu (1996, 2011 e 2018) por John B. Thompson (2013) para a compreensão do cenário editorial. Por meio de análise dos sites e dos catálogos on-line das editoras, identificamos: a cidade em que se encontram; ano de fundação; quantidade de títulos de literatura infantil; referências a prêmios ou indicações em listas e catálogos legitimados, como o Catálogo de Bolonha; referência a seleções para compras em grande escala, como as governamentais e as realizadas por instituições particulares, como a Fundação Itaú Social e os clubes de livros infantis. Essas informações subsidiaram uma análise panorâmica que nos trouxe como importante resultado a compreensão de uma determinada “lógica do campo”, caracterizada pela estreita relação entre prêmios e vendas em grande escala, para o governo ou programas particulares de compra de livros. Sendo assim, em se tratando dessas produções, observa-se relativa dependência entre capital econômico — obtido com a venda dos livros — e capital simbólico — a qual os prêmios estão relacionados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados Pensares em Revista pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Pensares.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
The Copyright of the published articles in Pensares Journal belong to the respective author(s), with the rights of first publication assigned to Pensares.
The published articles are of public access, free of charge, with attribution of obligatory authorship according to the Creative Commons 4.0 licensing model adopted by the journal.
A Pensares em Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Pensares Journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional).