A ATIVIDADE DO TUTOR DE EAD: UMA ANÁLISE DE SEU AGIR EDUCACIONAL

Autores/as

  • ANNIE ROSE DOS SANTOS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARNGÁ

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2013.7497

Palabras clave:

Letras, Língua Portuguesa

Resumen

Neste  artigo, objetivamos contribuir para uma reflexão acerca do papel do tutor da Educação a Distância (EaD) no exercício de sua função mediante a análise e a identificação das representações construídas sobre o seu trabalho em seus próprios discursos, gerados mediante entrevistas semiestruturadas (BULEA, 2010). O quadro teórico-metodológico tem por base o Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) em sua vertente mais didática (BRONCKART, 2003; 2005; DOLZ, NOVERRAZ e SCHENEUWLY, 2004; SCHNEUWLY, 2000; 2001; 2004; 2005) e o Interacionismo Social (IS) (BAKHTIN, 1980; 1993; 2003). Neste trabalho, apresento: (a) uma síntese dos aportes teórico-metodológicos, em que discorro acerca do quadro teórico do ISD e dos procedimentos de análise do agir humano representado em textos, b) aportes teóricos da entrevista de pesquisa para melhor fundamentar o uso desse instrumento; c) os discursos dos tutores. Na metodologia, exponho os dados gerados em uma IES pública do interior paranaense, constituídos por entrevistas semiestruturadas junto aos tutores do curso de Letras a Distância. Os resultados das análises dos depoimentos dos tutores permitiram a constatação da relevância desse profissional na modalidade de ensino a distância em nosso país.

Biografía del autor/a

ANNIE ROSE DOS SANTOS, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARNGÁ

PROFESSORA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ desde 1999. MESTRE EM LETRAS PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (UNESP/Assis-SP) em 1999. DOUTORANDA EM ESTUDOS DA LINGUAGEM NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA.

Publicado

2013-12-31

Cómo citar

SANTOS, A. R. D. (2013). A ATIVIDADE DO TUTOR DE EAD: UMA ANÁLISE DE SEU AGIR EDUCACIONAL. Pensares Em Revista, (3). https://doi.org/10.12957/pr.2013.7497

Número

Sección

Artigos