UM OLHAR PARA A LITERATURA NEGRA COM VIÉS DECOLONIAL: IMPLICAÇÕES PARA UM LETRAMENTO LITERÁRIO CRÍTICO NA PLATAFORMA SKOOB

implications for a critical literary literacy on the skoob platform

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2023.74194

Palavras-chave:

Letramento crítico e literário, Literatura negra decolonial, Plataforma Skoob

Resumo

Este artigo discute o papel da Literatura de cunho decolonial, com ênfase na Literatura produzida por mulheres negras, como pressuposto para formação de um letramento literário crítico na plataforma Skoob (2009), uma rede social de leitura virtual, aberta e gratuita, cuja prática objetivou: discutir o uso das tecnologias digitais como recurso para se pluralizar o uso da língua de forma consciente e ética; fomentar o desenvolvimento do pensamento crítico como contributo para a decolonização do saber e da linguagem; e, por fim, argumentar a favor do letramento literário crítico na plataforma Skoob, como forma de elevar a Literatura negra. Metodologicamente, apoiamo-nos em uma pesquisa netnográfica, Kozinets (2014), analisada sob as premissas da abordagem qualitativa interpretativista, nos conceitos de estudos decoloniais, Guerrero Arias (2010), de multiletramentos, Grupo Nova Londres (2021), Rojo (2009) e de letramentos críticos. Inferimos que dada à multiplicidade de canais e suportes comunicativos, aliados à multiculturalidade, o uso de espaços, como a rede social de leitura Skoob (2009), contribui para fortalecer a pluralidade de discursos, favorecendo o engajamento para um letramento literário crítico. Ainda, constatou-se que a plataforma Skoob exibe potencial pedagógico para a prática dos multiletramentos ao “dar voz” ao leitor, que por meio de suas interlocuções e posicionamentos constroem os sentidos de suas experiências literárias, a partir do uso de múltiplas linguagens, contribuindo para ratificar o lugar da Literatura Negra, assim como sugerir agência nas escolhas literárias por meio de um espaço dialógico e discursivo crítico.

Biografia do Autor

Luane Gomes Almeida, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Anápolis, GO, Brasil

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás (PPG-IELT/ UEG). Especialista em Linguística Aplicada ao ensino de língua portuguesa pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Graduada em Letras Português pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Membro do grupo de pesquisa LECCE – Letramentos, Cultura, Conectividade e Educação. Atua como professora efetiva de língua portuguesa na Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal- Brasília.

Olira Saraiva Rodrigues, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Anápolis, GO, Brasil

Pós-doutorado pelo Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto em Portugal (FLUP). Pós-doutorado em Estudos Culturais pela Faculdade de Letras (UFRJ). Doutorado em Arte e Cultura Visual (UFG). Mestrado em Educação (PUC-Goiás). Graduação em Letras (UEG). Docente do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT/UEG). Líder do grupo de pesquisa LECCE – Letramentos, Cultura, Conectividade e Educação.

 

Downloads

Publicado

2023-11-28

Como Citar

Almeida, L. G., & Rodrigues, O. S. (2023). UM OLHAR PARA A LITERATURA NEGRA COM VIÉS DECOLONIAL: IMPLICAÇÕES PARA UM LETRAMENTO LITERÁRIO CRÍTICO NA PLATAFORMA SKOOB: implications for a critical literary literacy on the skoob platform. Pensares Em Revista, (28), 92–110. https://doi.org/10.12957/pr.2023.74194

Edição

Seção

DOSSIÊ 28 - LITERATURA INFANTOJUVENIL: PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS / CHILDREN'S LITERATURE: CONTEMPORARY PERSPECTIVES