TENSÕES E INTERVENÇÕES NO USO DOS SABERES DE MATRIZ AFRICANA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA DO ENSINO DE EDUCAÇÃO MUSICAL / Tensions and interventions in the use of knowledge of african matrix as a pedagogical practice in the teaching of music education
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2022.67981Palavras-chave:
Saberes. Práticas Pedagógicas. Etnomusicologia. Educação Musical. Música.Resumo
A construção dos saberes no Processo de Ensino-aprendizagem, vem se estabelecendo ao longo dos tempos de maneira a articular relações de poder que garantam a permanência e hegemonia de abordagens etnocêntricas no desenvolvimento de práticas pedagógicas. Em decorrência disso, há, nos ambientes de ensino, desvalorização de ordem social e cultural com traços identitários de africanidades marcantes. O dimensionamento dos currículos é pautado por parâmetros que reconhecem somente as formas dos saberes hegemônicos como sendo os pilares sustentadores dos conteúdos históricos a serem reiterados de maneira dissociativa e descontextualizada com a sociedade multirracial em que vivemos. Há defasagens a serem compensadas no âmbito da educação para o atendimento à demanda escolar e acadêmica. No caso do Brasil não há como refutar, dentro do cenário educacional, a significativa presença de afrodescendentes disseminados pela diáspora. Diante deste quadro, faz-se necessário intervir na realidade social criando estratégias de transformação e implementação de práticas pedagógicas descolonizadoras que se tornem capazes de compartilhar os saberes tradicionais de matriz africana, para viabilizar uma redemocratização no ensino. Nosso intuito neste trabalho será problematizar as tensões e conjecturas decorrentes da criação de novos parâmetros redimensionadores das práticas pedagógicas no ensino de música. Para tanto, nos utilizaremos do campo da Etnomusicologia e faremos incursões à Sociologia da Música a fim de aferirmos as questões pertinentes à Educação Musical no que concerne à identidade musical africana.
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