LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA AFRO-BRASILEIRA: LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES / Portuguese Language and afro-brazilian literature african literatures: reading and reader training
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2022.65847Palavras-chave:
Literaturas africanas de língua portuguesa. Literatura afro-brasileira. Leitura. Lei 10.639/03. Multiletramentos.Resumo
O artigo discorre sobre a importância da leitura de obras das literaturas africanas de língua portuguesa e da literatura afro-brasileira, na escola, em diferentes gêneros e suportes com o objetivo não só de ampliar a competência leitora dos discentes, mas também para incentivar o debate pedagógico e social contra o racismo e todas as formas de preconceito, no diálogo com a Lei 10.639/2003. No incentivo a instigar nos alunos e nas alunas o gosto pela leitura, a África é um continente percebido como importante parte da cultura brasileira e como difusor de conhecimento, em reversão às percepções estereotipadas, evidenciado como berço da humanidade e da civilização em perspectiva epistemológica. Na abordagem teórica de Angela Kleiman, Eliane Cavalleiro, Ingedore Villaça Koch, Nilma Lino Gomes, Petronilha Gonçalves e Silva e Roxane Rojo, entre outros tivemos como resultado mostrar a luta e o talento de escritores, escritoras e poetas – Amílton Levy, Hera de Jesus e Paulina Chiziane,- que desconstruíram a imagem prévia de enfoque do africano/africana/afro-brasileira/afro-brasileiro apenas nas perspectivas banais da miséria, da morte e da pobreza. O resultado dessa experiência fez com que os alunos/as alunas participantes redimensionassem as suas formas de lidar com as próprias identidades e com as dos outros/outras.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados Pensares em Revista pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Pensares.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
The Copyright of the published articles in Pensares Journal belong to the respective author(s), with the rights of first publication assigned to Pensares.
The published articles are of public access, free of charge, with attribution of obligatory authorship according to the Creative Commons 4.0 licensing model adopted by the journal.
A Pensares em Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Pensares Journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional).