LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA AFRO-BRASILEIRA: LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES / Portuguese Language and afro-brazilian literature african literatures: reading and reader training

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2022.65847

Palavras-chave:

Literaturas africanas de língua portuguesa. Literatura afro-brasileira. Leitura. Lei 10.639/03. Multiletramentos.

Resumo

O artigo discorre sobre a importância da leitura de obras das literaturas africanas de língua portuguesa e da literatura afro-brasileira, na escola, em diferentes gêneros e suportes com o objetivo não só de ampliar a competência leitora dos discentes, mas também para incentivar o debate pedagógico e social contra o racismo e todas as formas de preconceito, no diálogo com a Lei 10.639/2003. No incentivo a instigar nos alunos e nas alunas o gosto pela leitura, a África é um continente percebido como importante parte da cultura brasileira e como difusor de conhecimento, em reversão às percepções estereotipadas, evidenciado como berço da humanidade e da civilização em perspectiva epistemológica. Na abordagem teórica de Angela Kleiman, Eliane Cavalleiro, Ingedore Villaça Koch, Nilma Lino Gomes, Petronilha Gonçalves e Silva e Roxane Rojo, entre outros tivemos como resultado mostrar a luta e o talento de escritores, escritoras e poetas – Amílton Levy, Hera de Jesus e Paulina Chiziane,- que desconstruíram a imagem prévia de enfoque do africano/africana/afro-brasileira/afro-brasileiro apenas nas perspectivas banais da miséria, da morte e da pobreza. O resultado dessa experiência fez com que os alunos/as alunas participantes redimensionassem as suas formas de lidar com as próprias identidades e com as dos outros/outras.

Biografia do Autor

Norma Sueli Rosa Lima, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Adjunta do Departamento de Letras

 

Sandra Regina Brito Curvelo, Secretaria de Estado da Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ)

Graduada em Letras pela Faculdades Integradas Plínio Leite, Mestre em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ/FFP. Integrante do Projeto de Extensão “Letras, ensino e diversidade étnica” – UERJ/FFP. Atua como professora de Língua Portuguesa e Literatura na Secretaria Estadual de Educação – SEEDUC/RJ há 24 ano, em turmas do Ensino Fundamental, Médio Regular e EJA. Interessa-se por Literaturas Africanas e Afro-Brasileiras e diversidade étnica.

Downloads

Publicado

2022-07-28

Como Citar

Lima, N. S. R., & Curvelo, S. R. B. (2022). LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA AFRO-BRASILEIRA: LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES / Portuguese Language and afro-brazilian literature african literatures: reading and reader training. Pensares Em Revista, (24), 06–23. https://doi.org/10.12957/pr.2022.65847