RAPUNZEL DOS IRMÃOS GRIMM: UM ESTUDO ENTRE AS VERSÕES DO CONTO PUBLICADAS EM 1812 E 1857 / Brothers Grimm’s Rapunzel: a study between the fairy tale versions published in 1812 and 1857
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2022.65016Palavras-chave:
Irmãos Grimm. Contos Maravilhosos. Rapunzel. Análise Narrativa.Resumo
Entre contos e recontos, inscrito em muitos dos livros e no próprio imaginário infantil, Rapunzel é um dos clássicos da literatura grimmiana. Porém, fruto da tradição oral, em sua gênese, a narrativa voltava-se ao público adulto, só posteriormente vindo a ser adaptada pelos próprios irmãos filólogos ao público infantil. Em vista disso, este estudo objetiva construir uma análise entre a versão do conto Rapunzel apresentada pelos irmãos Grimm ainda na primeira publicação de Kinder-und Hausmärchen (Contos Maravilhosos, Infantis e Domésticos) em 1812 e aquela que, posteriormente adequada por eles mesmos, sobreviera na sétima edição da obra, em 1857. Para tanto, identificamos as proximidades e dessemelhanças a partir da comparação entre os elementos da narrativa, os enredos e suas singularidades, recorrendo ainda ao método estrutural de análise morfológica concebido por Propp (2006) e às categorias de valores tradicionais românticos do século XIX listadas por Coelho (2000). Como resultado, observamos que as duas versões do conto guardam identidade no que diz respeito aos elementos da narrativa e à estruturação morfológica, já que as funções das personagens são mantidas. A análise permitiu, outrossim, inferir que a adaptação das versões se deu, sobretudo, com vistas a adequar o enredo e poupar o público infantil de qualquer conotação sexual.Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados Pensares em Revista pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Pensares.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
The Copyright of the published articles in Pensares Journal belong to the respective author(s), with the rights of first publication assigned to Pensares.
The published articles are of public access, free of charge, with attribution of obligatory authorship according to the Creative Commons 4.0 licensing model adopted by the journal.
A Pensares em Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Pensares Journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional).