PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE LÍNGUAS SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E OS CENTROS DE IDIOMAS: (RE)VISITANDO CONCEITOS E ESPAÇOS FORMATIVOS / Perceptions of language teachers about the process of teaching, learning and language centers: (re)visiting concepts and formative spaces
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2022.64058Palavras-chave:
Ensino-aprendizagem. Centros de línguas. Percepções. Pedagogia Crítica. Pós-método.Resumo
O objetivo deste estudo é identificar as percepções de professores de inglês e espanhol, do Instituto Federal do Amazonas, sobre o ensino-aprendizagem de línguas e as potencialidades do Centro de Idiomas nesse processo. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, cujos procedimentos teórico-metodológicos incluem uma pesquisa bibliográfica, uso de questionário para coleta de dados e método de análise de conteúdo. O arcabouço teórico que respalda este estudo tem fundamento nas perspectivas pedagógicas críticas e na Pedagogia do Pós-método. A discussão é realizada a partir de quatro categorias: Aspectos teórico-metodológicos sobre o ensino-aprendizagem de línguas, Atitude curricular, Constituição identitária do Centro de Idiomas e Práticas pedagógicas inovadoras. As principais percepções docentes referem-se à falta de motivação e interesse dos estudantes em estudar outro idioma, à carência de infraestrutura tecnológica e conectividade, à heterogeneidade das turmas e sala de aula com um número excessivo de alunos. Esses resultados evidenciam a necessidade de ressignificação da atitude curricular e da mobilização do Centro de Idiomas como potencial espaço formativo para a implementação de práticas inovadoras que podem transcender a sala de aula, auxiliar professores e estudantes no enfrentamento de desafios e fortalecer o reconhecimento do papel social e transformador da língua no cenário educativo e nas resistências locais.
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