EMOÇÕES E CRENÇAS NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA: UM QUEBRA-CABEÇAS COM PEÇAS LASCADAS / Emotions and beliefs in English language learning: a dented-piece puzzle

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2021.60750

Palavras-chave:

Crenças, Emoções

Resumo

Estudos sobre crenças tem se organizado a partir de perspectivas conhecidas pelo termo viradas: discursiva, dialógica, sociocultural e afetiva ou emocional e ecológica. Nessas linhas, o conceito de emoções também vem sendo incorporado como um construto interligado às crenças, capaz de influenciá-las e de ser influenciado por elas. Este trabalho apresenta um recorte de uma pesquisa de doutorado que investigou as crenças de professores de inglês em formação sobre a pronúncia de inglês. A pesquisa foi realizada com 12 acadêmicos do Curso de Licenciatura em Letras Inglês de uma universidade pública do sul do Brasil. O objetivo deste trabalho é mostrar crenças e emoções em dois grupos: a) as emoções contidas em metáforas conceituais processadas das falas dos participantes; b) as emoções expressas pelos participantes frente o aspecto paradoxal e contraditório de suas crenças. Os dados apontam uma profunda relação entre crenças, emoções e identidade, e destacam os sentimentos de medo, frustração, desconforto, alegria, satisfação, alívio e confusão. A análise indica dificuldades para lidar com os aspectos paradoxais e contraditórios das crenças no que diz respeito aos discursos e anseios pessoais. O trabalho pode contribuir com outras pesquisas que tratam de emoções no ensino de aprendizagem de línguas estrangeiras.

Biografia do Autor

Ana Maria dos Santos Garcia Ferreira Martins, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Doutora em Letras pela UFPR, professora do Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas da UTFPR.

Downloads

Publicado

2021-12-14

Como Citar

Martins, A. M. dos S. G. F. (2021). EMOÇÕES E CRENÇAS NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA: UM QUEBRA-CABEÇAS COM PEÇAS LASCADAS / Emotions and beliefs in English language learning: a dented-piece puzzle. Pensares Em Revista, (23), 183–204. https://doi.org/10.12957/pr.2021.60750

Edição

Seção

DOSSIÊ 23: CRENÇAS, EMOÇÕES E IDENTIDADES: ASPECTOS FLUIDOS E FRAGMENTADOS NO ENSINO DE LÍNGUAS / BELIEFS, EMOTIONS AN