VIDA DOCENTE CONTEMPORÂNEA: ENTRE SABERES, PRÁTICAS, ANGÚSTIAS E SOFRIMENTOS / Contemporary teaching life: between knowledge, practices, anguish and suffering
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2021.60553Palavras-chave:
Trabalho docente. Emoções. Educação como mercadoria.Resumo
Nossas jornadas como professores têm nos mostrado que muitos de nossos alunos, por exemplo, não almejam nenhum tipo de relação com o trabalho docente. Em nossa perspectiva, essa triste e alarmante constatação está relacionada a dois fatores principais. O primeiro deles é o atual cenário brasileiro que vê, nos professores, constantes inimigos da sociedade, não valorizando e respeitando seus quefazeres, em virtude de seu trabalho crítico e com vistas à democracia. O outro aspecto é o fato de a classe docente sofrer demasiadamente com um trabalho que há muito deixou de ser relacionado somente aos saberes pedagógicos, uma vez que o mesmo tem incorporado cada vez mais aspectos burocráticos e administrativos, levando diversos professores a um constante esgotamento, não só físico e mental, mas também emocional. Neste trabalho, portanto, através dos pressupostos da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1994; HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014) e do Sistema de Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005; VIAN JR., 2010), analisamos três excertos de uma conversa informal pré-pandemia entre amigos professores, de modo a tecer reflexões sobre como a educação tem se tornado um mercado (PALMER, 2012), o qual tem sucateado o trabalho docente, trazendo sofrimento e angústias (CÔRTES, 2017). Este texto se configura, ainda, como um manifesto que visa alertar sobre a necessidade de se discutir a respeito dos rumos que a vida docente contemporânea no Brasil tem tido, bem como a urgência de se investigar o papel que as emoções desempenham no ensino e no trabalho docente (ZEMBYLAS, 2003; 2005).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados Pensares em Revista pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Pensares.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
The Copyright of the published articles in Pensares Journal belong to the respective author(s), with the rights of first publication assigned to Pensares.
The published articles are of public access, free of charge, with attribution of obligatory authorship according to the Creative Commons 4.0 licensing model adopted by the journal.
A Pensares em Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Pensares Journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional).