ENTRE O FALAR E O NÃO FALAR EM LÍNGUA ESTRANGEIRA: AS EMOÇÕES DE PROFESSORAS/ES EM FORMAÇÃO / To speak or not to speak in a foreign language: emotions of teachers in training
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2021.60551Palavras-chave:
Oralidade. Emoções. Crenças. Identidades. Formação docenteResumo
Neste artigo, reunimos dois blocos de pesquisas independentes realizadas pelas autoras, em nossas respectivas áreas de atuação: Espanhol como Língua Estrangeira (ELE) e Inglês como Língua Estrangeira (English as a foreign language - EFL). No primeiro caso, as pesquisas se concentraram na influência das emoções na produção oral de professoras/es de ELE na formação inicial; no segundo, na de professoras/es de EFL em formação continuada imersiva. Nessa análise documental, de natureza qualitativa, revisamos os dados referentes às emoções e sentimentos atrelados à oralidade, com o objetivo de compreender, especificamente, como se sentem as/os as/os professoras/es de Língua Espanhola e de Língua Inglesa em formação (inicial e continuada), quando desafiados(as) a falar na língua estrangeira, objeto de estudo e ou trabalho. Os resultados evidenciam as emoções, sentimentos e crenças que permeiam a formação identitária dessas/es profissionais das letras. Esse nível de congruência cognitiva e emocional nos faz suspeitar que há formas de sentir e de pensar características do processo de formação linguística e profissional da/o professora/or de línguas estrangeiras modernas. Dentre essas configurações emocionais -com todo o seu séquito cognitivo (pensamentos e crenças consonantes) - destacam-se, por um lado, o medo, o julgamento e a vergonha de falar na língua, mas, por outro, as emoções decorrentes da superação ao conseguir fazê-lo, como a tranquilidade, a alegria, a segurança.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados Pensares em Revista pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Pensares.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
The Copyright of the published articles in Pensares Journal belong to the respective author(s), with the rights of first publication assigned to Pensares.
The published articles are of public access, free of charge, with attribution of obligatory authorship according to the Creative Commons 4.0 licensing model adopted by the journal.
A Pensares em Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Pensares Journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional).