“POR QUE NÃO JOGO TUDO PRA CIMA E ABANDONO DE VEZ O APRENDIZADO EM INGLÊS?” REFLEXÕES E ENTENDIMENTOS SOBRE A ANSIEDADE DE LÍNGUA ESTRANGEIRA / “Why don’t I throw it all to the wind and give up learning English once and for all?” Reflections and understandings about foreign language anxiety
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2021.60525Palavras-chave:
, Ansiedade de Língua Estrangeira, Língua Inglesa, Prática Exploratória, Entendimentos.Resumo
A ansiedade de língua estrangeira (ALE) vem sendo amplamente investigada como um dos fatores de ordem afetiva que mais negativamente interfere no processo de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras e causa sofrimento emocional aos aprendizes e usuários dessas línguas (HORWITZ, 1986, 2010). Este estudo de caso de cunho qualitativo em andamento, se insere na área da linguística aplicada e no arcabouço ético, teórico e metodológico da Prática Exploratória (ALLWRIGHT, 1991, 2003). A pesquisa tem como objetivos apresentar os sentimentos de um aprendiz adulto que se considera ansioso em relação à aprendizagem e uso da língua inglesa, seus puzzles sobre a sua vivência na língua inglesa e entendimentos (co)construídos em um encontro ocorrido na plataforma RNP, no qual foi realizada uma conversa exploratória. Dos quinze puzzles criados pelo participante, onze foram selecionados para a análise interpretativa. O aporte teórico que embasa a pesquisa inclui a conceituação, a tipologia e os instrumentos de aferição da ALE, assim como a sua relação com a Prática Exploratória, que traz em seu cerne princípios e propósitos. Os dados mostram que o aprendiz apresenta sentimentos negativos em relação à aprendizagem e ao uso da língua inglesa condizentes com a literatura sobre a ALE. O percurso reflexivo trilhado durante a conversa exploratória sobre os puzzles criados pelo participante nos trouxe entendimentos sobre esses sentimentos negativos e sobre como algumas características da sua personalidade podem interferir na sua qualidade de vida enquanto aprendiz e usuário da língua inglesa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados Pensares em Revista pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Pensares.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
The Copyright of the published articles in Pensares Journal belong to the respective author(s), with the rights of first publication assigned to Pensares.
The published articles are of public access, free of charge, with attribution of obligatory authorship according to the Creative Commons 4.0 licensing model adopted by the journal.
A Pensares em Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Pensares Journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional).