DISCURSOS SOBRE O FEMININO E O MASCULINO NA ESCOLA: UMA PROPOSTA COM PRÁTICAS DE LEITURA À LUZ DA ANÁLISE DO DISCURSO / Discourses about female and male at school: a proposal with reading practices according to the Discourse Analysis
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2021.59945Palavras-chave:
Práticas discursivas, leitura, feminino e masculinoResumo
O presente artigo apresenta um projeto desenvolvido em uma turma de nono ano de uma escola da rede pública do Estado do Rio de Janeiro, com práticas de leitura voltadas para os modos de produção de sentidos sobre o feminino e o masculino em diferentes materialidades discursivas. As propostas foram pensadas a partir de observações iniciais a respeito do modo como discursos estabilizados sobre o feminino e o masculino ressoavam em algumas produções de leitura, fala e escrita por parte dos alunos. A abordagem teórico-metodológica adotada no trabalho é a da Análise do Discurso materialista (PÊCHEUX, 1969; 1975; 1983; ORLANDI, 1988; 1998), e desenvolvida no Brasil por Eni Orlandi (2003). A pesquisa contou também com teóricas feministas como Simone de Beauvoir (2016), Angela Davis (2016) e Judith Butler (1993; 2018), bem como com a contribuição de outros autores que se voltam para as questões de gênero como Pierre Bourdieu (2018). Com essas práticas, buscamos percorrer um caminho de desconstrução dos sentidos estereotipados, naturalizados, sobre o feminino e o masculino para que, então, os alunos pudessem refletir e produzir novos sentidos. Para além do envolvimento e engajamento da turma, que pode ser percebido pelas análises do processo bem como da produção escrita dos/as alunos/as, houve uma reflexão sobre a própria prática pedagógica no decorrer da pesquisa.
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