O ENSINO DE ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: EXPERIÊNCIAS DO PROFLETRAS / Teaching metacognitive strategies in portuguese language classes: experiences of ProfLetras
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2021.59871Resumen
O presente artigo tem como eixo temático as estratégias metacognitivas, sob a perspectiva dos estudos psicolinguísticos sobre leitura (PEREIRA; GUARESI, 2012; MAIA, 2019). Insere-se em uma rota de pesquisa e ensino que vem sendo analisada no âmbito de estudos do ProfLetras, por ser a metacognição de grande valor para o processo de educação linguística. Os objetivos pretendidos são expor a ideia de metacognição, a sua relação com a escola, explicitar as estratégias metacognitivas, apontando para o ensino, para a contribuição no processo de aprendizagem e para a inserção na prática pedagógica. Para isso, primeiramente são apresentados fundamentos teóricos sobre tópicos que constituem o tema – metacognição, estratégias metacognitivas, ensino de estratégias. A etapa metodológica lança mão dos princípios da aprendizagem ativa (PILATI, 2017) que considera o papel de agente a ser ocupado pelo aluno e o papel de orientador a ser ocupado pelo professor. Em seguida, é feita a apresentação das etapas da experiência pedagógica discutidas em Mattos (2020): rastreio, diagnóstico, intervenção e avaliação, aplicadas ao nono ano do ensino fundamental. Demonstra-se, com exemplos, a contribuição no processo de aprendizagem dos alunos. Por fim, são expostas as considerações finais, em que o conteúdo geral é retomado e se constata o valor do papel fomentador dos professores.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os Direitos Autorais dos artigos publicados Pensares em Revista pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Pensares.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
The Copyright of the published articles in Pensares Journal belong to the respective author(s), with the rights of first publication assigned to Pensares.
The published articles are of public access, free of charge, with attribution of obligatory authorship according to the Creative Commons 4.0 licensing model adopted by the journal.
A Pensares em Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Pensares Journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional).