UM PERCURSO POSSÍVEL PARA O CONCEITO DE ENUNCIAÇÃO / A possible route to the concept of enunciation
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2021.59790Palabras clave:
Semântica, Enunciação, Percurso históricoResumen
O presente artigo tem como objetivo traçar um percurso histórico para a constituição do conceito de ‘enunciação’ tal como é postulado pela Semântica da Enunciação e mapear como e quando este termo aparece nos livros teóricos e sob quais características. Optou-se, através de pesquisa bibliográfica, por percorrer um trajeto teórico até o ano de 2018, partindo da década de 1660 do século XVII. O percurso é marcado pelos postulados de Antoine Arnauld, Claude Lancelot, Pierre Nicole, Gottlob Frege, Michel Bréal, Ferdinand Saussure, Pierre Guiraud, Mikhail Bakhtin, Stephen Ullmann, Émile Benveniste e chega a Oswald Ducrot e Eduardo Guimarães. Esta análise destaca Bakhtin e seu círculo, que postularam bases enunciativas a partir de Saussure e outros autores; Benveniste, que traz discussões importantes e pertinentes ao tema ora estudado; Ducrot, que estuda Saussure e Bakhtin, avançando em conceitos como locutor, alocutor, dentre outros; e Guimarães por mostrar desdobramentos importantes da teoria de Ducrot e aprofundá-la no sentido da Semântica Enunciativa. Voltamos a atenção para estes autores por entendermos que os mesmos, na contemporaneidade, são referências para o uso do termo ‘enunciação’. Compreender como uma noção teórica toma forma possibilita-nos refletir sobre a constituição da Semântica em diferentes perspectivas. Nosso corpus, formado pelas obras completas ou parciais destes autores, constitui acervo importante para a análise que empreendemos. Esta produção integra as atividades do Grupo de Pesquisa Educação e Estudos de Linguagem (GedEL/UNEMAT).Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os Direitos Autorais dos artigos publicados Pensares em Revista pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Pensares.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
The Copyright of the published articles in Pensares Journal belong to the respective author(s), with the rights of first publication assigned to Pensares.
The published articles are of public access, free of charge, with attribution of obligatory authorship according to the Creative Commons 4.0 licensing model adopted by the journal.
A Pensares em Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Pensares Journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional).