CONTO MARAVILHOSO: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO / Wonderful tale: a teaching proposal for the formation of the literary reader
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2021.58883Resumo
A escola é a agência por excelência para formar leitores, no entanto não basta “mandar ler”. Para formar leitores capazes de compreender toda a força do texto literário, é necessário sistematizar o ensino de literatura; colocar no centro das práticas escolares a leitura efetiva dos textos. Nessa perspectiva, o presente artigo discute a importância e a necessidade do trabalho com textos literários na escola. Mais especificamente, traz uma sugestão de ensino de leitura literária, utilizando a metodologia de sequência didática com o gênero textual conto maravilhoso As três penas, dos Irmãos Grimm, para alunos de 6º ano do Ensino Fundamental. Desta forma, o objetivo deste artigo é apresentar um material didático, que auxilie o professor de Língua Portuguesa no processo de didatização da literatura na educação básica e, ao mesmo tempo, suscite reflexões que conduzam a uma ressignificação do trabalho de leitura do texto literário no ambiente da sala aula. Para alcançar esse objetivo, recorremos, principalmente, a autores como Candido (2004), Coelho (2003), Colomer (2003), Compagnon (2009), Cosson (2012), Jouve (2012), Todorov (2010), entre outros. Esperamos com este trabalho contribuir para ampliar o contato de professores e alunos com o texto literário, proporcionando-lhes experienciar a leitura literária e todas as descobertas dela decorrentes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados Pensares em Revista pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Pensares.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
The Copyright of the published articles in Pensares Journal belong to the respective author(s), with the rights of first publication assigned to Pensares.
The published articles are of public access, free of charge, with attribution of obligatory authorship according to the Creative Commons 4.0 licensing model adopted by the journal.
A Pensares em Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Pensares Journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional).