LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO NA ESCOLA: EXPERIÊNCIAS LEITORAS NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS / Reading the literary text at school: reading experiences in the construction of meaning
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2020.50245Palavras-chave:
Leitura literária. Construção de sentido. Interação. Humanização.Resumo
A concepção de leitura adotada nesta pesquisa é a de leitura como espaço de construção de sentido, em que interagem autor-texto-leitor por meio de estratégias discursivas (KOCH, 2002). Tendo em vista essa premissa e visando contemplar a natureza humanizadora da literatura (CANDIDO, 2017), o estudo buscou, em favor da ampliação da competência leitora dos alunos, promover na turma 901, do CIEP Brizolão 239 Professora Elza Vianna Fialho, um ensino de leitura literária que, assentado numa proposta dialógica, levasse o leitor a adotar uma atitude responsiva (BAKHTIN, 2011) em face do texto. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, inserida no âmbito da pesquisa-ação, em que a atitude interativa do aluno-leitor em relação à leitura literária constituiu o foco central nas ações desenvolvidas no processo investigativo. O trabalho elegeu, como percurso didático para alcançar o objetivo a que se propõe, o modelo de sequência didática elaborado pelos pesquisadores de Genebra, Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004, p. 81), adaptando-o para atender às especificidades da pesquisa. Ao longo da sequência didática, foram desenvolvidas oficinas, a partir de leituras compartilhadas, que buscaram aprimorar o conhecimento do aluno quanto ao gênero conto, seu conhecimento enciclopédico e sua competência leitora. O resultado obtido demonstra que o procedimento teórico-metodológico adotado proporciona um ensino mais significativo, transformando os leitores em sujeitos de sua própria leitura.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados Pensares em Revista pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Pensares.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
The Copyright of the published articles in Pensares Journal belong to the respective author(s), with the rights of first publication assigned to Pensares.
The published articles are of public access, free of charge, with attribution of obligatory authorship according to the Creative Commons 4.0 licensing model adopted by the journal.
A Pensares em Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Pensares Journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional).