NEM AUTORITÁRIO, NEM CÍNICO, APENAS POLÊMICO: AS FORMAS DO DISCURSO PEDAGÓGICO ATUAL E SEUS PROCESSOS DE IDENTIFICAÇÃO / Neither authoritarian, nor cynic, solely polemic: the forms of the current pedagogical discourse and its identification processes
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2020.46881Palavras-chave:
Discurso pedagógico, Autoritário, Cínico, Polêmico, Gestos de EnsinoResumo
Este trabalho apresenta uma análise do funcionamento do discurso pedagógico escolar atual, visando refletir sobre sua implicação no ensino de línguas com a produção de autoria em gestos singulares de interpretação. O corpus de análise reúne diários de campo de observações de aulas de Língua Portuguesa de professores da rede municipal da cidade de Bagé, interior do RS, e de projetos de ensino de estágios curriculares e do Mestrado Profissional em Ensino de Línguas. Ao analisar o discurso pedagógico, Eni Orlandi (2009) observa existir fundamentalmente três tipos de discursos: o autoritário, o lúdico e o polêmico. A partir das análises, observei que, além da forma autoritária, o discurso pedagógico atualmente assume uma forma cínica, já que o sujeito-professor, em uma posição-enunciativa de especialista na área da linguagem, apropria-se das críticas ao ensino da gramática e da metalinguagem passando a defender o ensino da leitura e produção textual, entretanto, em sua prática pedagógica, mantém a antiga metodologia sobretudo com o ato mecânico da “cópia”. Percebendo a prática docente como uma prática discursiva, cujo enlace com o aporte teórico se efetiva de modo equívoco, incompleto e descontínuo, faço uma reflexão sobre como as formas do discurso pedagógico determinam os processos de ensino-aprendizagem, trazendo como alternativa o discurso pedagógico polêmico como propulsor de novos gestos de leitura e de ensino.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados Pensares em Revista pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Pensares.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
The Copyright of the published articles in Pensares Journal belong to the respective author(s), with the rights of first publication assigned to Pensares.
The published articles are of public access, free of charge, with attribution of obligatory authorship according to the Creative Commons 4.0 licensing model adopted by the journal.
A Pensares em Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Pensares Journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional).