PENSANDO AS MARGENS: CURRÍCULO E SABERES LOCAIS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR / Thinking the margins: curriculum and local knowledge on the National Common Curricular Basis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2019.37926

Palavras-chave:

currículo nacional, currículo local, saberes locais, padronização, resistência

Resumo

O trabalho desenvolve uma análise crítica do processo de elaboração   da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) brasileira, homologada em dezembro de 2017, focalizando alguns conceitos que ela incorpora e apresenta os resultados preliminares de um estudo de caso único cujo objetivo é investigar as concepções e conhecimentos sobre a BNCC construídos por um grupo de professoras do município de São Gonçalo (Rio de Janeiro – Brasil). A BNCC é um documento de caráter normativo que “define o conjunto orgânico e progressivo das aprendizagens essenciais” que todos os alunos da educação básica devem construir durante a sua escolarização “e indica os conhecimentos e competências que se espera que todos os estudantes desenvolvam” (BRASIL, 2017, p.7). Os resultados preliminares da pesquisa indicam que os docentes do município em que desenvolvemos o estudo de caso não se apropriaram inteiramente dos conhecimentos que lhes permitiriam uma participação mais qualitativa na elaboração da parte diversificada do currículo local. Entendemos que a participação das comunidades escolares nessa construção poderia funcionar como uma forma de resistência à padronização oriunda da influência das perspectivas neoliberais na educação brasileira, pela assunção de saberes que ficaram à margem da Base. No entanto, tendo em vista o modo como o processo está sendo desenvolvido, constatamos o risco de reforço das desigualdades educacionais derivado do silenciamento dos saberes locais pela não-participação das comunidades escolares municipais na construção do currículo.

Biografia do Autor

Marcia Lisbôa Costa de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Mestre em Letras (Ciência da Literatura) pela mesma universidade (1995).Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atuando na Faculdade de Formação de Professores, no Departamento de Letras. Membro do corpo docente do Mestrado Profissionalizante em Letras - PROFLETRAS e dos cursos de Especialização em Educação Básica e Estudos Literários na FFP/UERJ. Desenvolve atualmente pesquisa de pós Doutorado sobre Multiletramentos e letramentos críticos em contextos periféricos, no Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade do Estado de São Paulo, sob supervisão da Professora Doutora Walkyria Monte Mór. É coordenadora do projeto de Extensão " Letrajovem: oficinas de Língua Portuguesa para Jovens e Adultos em Situação de Vulnerabilidade Sociali", realizado em convênio com o Departamento de Acompanhamento de Projetos Especiais do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e em parceria com o Centro de Recursos Integrados de Atenção ao Adolescente de São Gonçalo. Tem experiência em projetos de Letramento numa perspectiva sociocultural e desenvolve pesquisas sobre formação de professores e desigualdades sociais. Atua principalmente nos seguintes temas: leitura e formação de leitores, letramento de jovens e adultos, metodologia do ensino de língua portuguesa e formação de professores. Membro (pesquisador) do Grupo de Pesquisa “Linguagem & Sociedade” (FFP/UERJ-CNPq).Líder do grupo de pesquisa "Conversa de Professor; construindo relações entre teoria e metodologia em uma comunidade de práticas - COP (FFP/UERJ -CIEP 250 - UNESA).

Lúcia Helena Abreu Eletério, Professora Aposentada UNESA - RJ

Membrodo grupo de Pesquisa GRUPPE UFF

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Publicado

2019-01-01

Como Citar

Oliveira, M. L. C. de, & Eletério, L. H. A. (2019). PENSANDO AS MARGENS: CURRÍCULO E SABERES LOCAIS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR / Thinking the margins: curriculum and local knowledge on the National Common Curricular Basis. Pensares Em Revista, (14). https://doi.org/10.12957/pr.2019.37926