PENSANDO AS MARGENS: CURRÍCULO E SABERES LOCAIS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR / Thinking the margins: curriculum and local knowledge on the National Common Curricular Basis
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2019.37926Palavras-chave:
currículo nacional, currículo local, saberes locais, padronização, resistênciaResumo
O trabalho desenvolve uma análise crítica do processo de elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) brasileira, homologada em dezembro de 2017, focalizando alguns conceitos que ela incorpora e apresenta os resultados preliminares de um estudo de caso único cujo objetivo é investigar as concepções e conhecimentos sobre a BNCC construídos por um grupo de professoras do município de São Gonçalo (Rio de Janeiro – Brasil). A BNCC é um documento de caráter normativo que “define o conjunto orgânico e progressivo das aprendizagens essenciais” que todos os alunos da educação básica devem construir durante a sua escolarização “e indica os conhecimentos e competências que se espera que todos os estudantes desenvolvam” (BRASIL, 2017, p.7). Os resultados preliminares da pesquisa indicam que os docentes do município em que desenvolvemos o estudo de caso não se apropriaram inteiramente dos conhecimentos que lhes permitiriam uma participação mais qualitativa na elaboração da parte diversificada do currículo local. Entendemos que a participação das comunidades escolares nessa construção poderia funcionar como uma forma de resistência à padronização oriunda da influência das perspectivas neoliberais na educação brasileira, pela assunção de saberes que ficaram à margem da Base. No entanto, tendo em vista o modo como o processo está sendo desenvolvido, constatamos o risco de reforço das desigualdades educacionais derivado do silenciamento dos saberes locais pela não-participação das comunidades escolares municipais na construção do currículo.
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