OS VESTÍGIOS DA BIOGRAFIA EM O ATENEU, DE RAUL POMPEIA: AS MARCAS DE UM “PACTO AUTOBIOGRÁFICO” / Raul Pompeia biography vestiges in O Ateneu: marks of an !Autobiographical pact"
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2017.31624Palabras clave:
Romance, Autobiografia, Memória, Raul Pompeia, Século XIXResumen
O presente artigo tem por escopo explorar a tênue barreira entre ficção e realidade, buscando traços de um possível “pacto autobiográfico” (LEJEUNE,2014) entre o autor e o leitor, no enigma que se criou ao longo dos anos para saber se Sérgio, a personagem do romance O Ateneu (1888), era o seu autor, Raul Pompeia. Sabe-se que a narrativa em questão é um texto ficcional. No entanto, é impossível negar a presença de traços autobiográficos do autor na construção do narrador-personagem da obra. Para explorar melhor esse caminho, traz-se para a discussão o conceito de “biografema” (BARTHES, 1978), na tentativa de elucidar como a ficção e a realidade se mesclam nessa narrativa híbrida, apontando para o fato de que a crise do romance, em fins do século XIX, legou para a narrativa brasileira um texto que sobreviveria à morte do autor na crítica literária e ganharia novo fôlego com os estudos das autoficções, dos memorialismos, dos “biografemas” e recolocaria novamente a persona ficcional do autor no centro das discussões. Desta maneira, pretende-se discutir como o romance em questão continua atual e as relações entre a ficção e a realidade ainda constitui uma página em aberto na crítica literária a respeito do romancista.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os Direitos Autorais dos artigos publicados Pensares em Revista pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Pensares.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
The Copyright of the published articles in Pensares Journal belong to the respective author(s), with the rights of first publication assigned to Pensares.
The published articles are of public access, free of charge, with attribution of obligatory authorship according to the Creative Commons 4.0 licensing model adopted by the journal.
A Pensares em Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Pensares Journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional).