O USO DO PROTÓTIPO DIDÁTICO COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2015.19164Palavras-chave:
Ensino de Língua Portuguesa. Gêneros discursivos. Protótipo didático.Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Letras da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), que teve como objetivos sugerir e experimentar o uso do protótipo didático como estratégia de organização do ensino de Português a partir da intertextualidade no gênero discursivo anúncio publicitário impresso, como uma forma de contribuir para a melhoria do ensino e da prática docente. Procurou-se nesta pesquisa focalizar a intervenção didática na sala de aula de Língua Portuguesa, em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental II, por considerarmos relevante para a formação do docente de Língua Portuguesa o conhecimento desta importante ferramenta metodológica que, certamente, contribui para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita. A proposta foi elaborada a partir de sequências didáticas, considerando a estrutura base de uma sequência didática apresentada por Schneuwly e Dolz. Os resultados apontam que como estratégia pedagógica, o protótipo didático aliado ao trabalho com os gêneros discursivos é uma ferramenta que se mostrou bastante eficaz no arranjo e organização das aulas de Língua Portuguesa, sendo possível utilizá-lo no planejamento das aulas promovendo a melhoria do ensino.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados Pensares em Revista pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Pensares.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
The Copyright of the published articles in Pensares Journal belong to the respective author(s), with the rights of first publication assigned to Pensares.
The published articles are of public access, free of charge, with attribution of obligatory authorship according to the Creative Commons 4.0 licensing model adopted by the journal.
A Pensares em Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Pensares Journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional).