O USO DO PROTÓTIPO DIDÁTICO COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Nelma Teixeira da SILVA Universidade estadual do Sudoeste da Bahia - ProfLetras
  • Ester Maria Figueiredo SOUZA Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2015.19164

Palavras-chave:

Ensino de Língua Portuguesa. Gêneros discursivos. Protótipo didático.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Letras da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), que teve como objetivos sugerir e experimentar o uso do protótipo didático como estratégia de organização do ensino de Português a partir da intertextualidade no gênero discursivo anúncio publicitário impresso, como uma forma de contribuir para a melhoria do ensino e da prática docente. Procurou-se nesta pesquisa focalizar a intervenção didática na sala de aula de Língua Portuguesa, em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental II, por considerarmos relevante para a formação do docente de Língua Portuguesa o conhecimento desta importante ferramenta metodológica que, certamente, contribui para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita. A proposta foi elaborada a partir de sequências didáticas, considerando a estrutura base de uma sequência didática apresentada por Schneuwly e Dolz. Os resultados apontam que como estratégia pedagógica, o protótipo didático aliado ao trabalho com os gêneros discursivos é uma ferramenta que se mostrou bastante eficaz no arranjo e organização das aulas de Língua Portuguesa, sendo possível utilizá-lo no planejamento das aulas promovendo a melhoria do ensino.

Biografia do Autor

Nelma Teixeira da SILVA, Universidade estadual do Sudoeste da Bahia - ProfLetras

Mestre em Letras pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Mestrado Profissional em Letras. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Lingaugem e Educação - GPLEd/CNPq

Ester Maria Figueiredo SOUZA, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor em Educação. Pos Doutor em Linguística.Professora Titular da UESB. Docente de Programa de Pos graduação em Letras:cultura, educação e linguagens. Líder do grupo de pesquisa linguagem e educação - GPLEd/CNPq

Downloads

Publicado

2016-06-15

Como Citar

SILVA, N. T. da, & SOUZA, E. M. F. (2016). O USO DO PROTÓTIPO DIDÁTICO COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. Pensares Em Revista, (7). https://doi.org/10.12957/pr.2015.19164

Edição

Seção

Artigos