LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: NOVO CENÁRIO, VELHOS PROBLEMAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2015.18406Palavras-chave:
Livro Didático, Gênero do Discurso, Análise Dialógica do Discurso.Resumo
Este artigo apresenta a análise de uma unidade didática presente em um livro didático (LD) adotado por escolas da rede pública paranaense para o ensino fundamental, resultado do trabalho da disciplina “Texto e ensino”, ministrada no Profletras. O objetivo é observar se a perspectiva teórica dialógica e enunciativa, no que concerne aos gêneros do discurso, é adotada pelos autores, a partir das propostas de leitura e escrita apresentadas com o gênero crônica. A nossa fundamentação teórica apoia-se na Análise Dialógica do Discurso (BAKHTIN, 2003), tendo como princípio a definição de texto como enunciado concreto e as relações dialógicas que atravessam o discurso. Os resultados evidenciaram que os autores do LD analisado, em relação à prática da leitura, por não contemplarem as condições de produção e as relações dialógicas que engendram a produção de sentidos de todo e qualquer enunciado, provocam no aluno-leitor uma visão naturalizada e pouco crítica do modo de funcionamento do gênero. Já, em relação à proposta de produção textual não encontramos subsídios teóricos em relação ao estudo da crônica, no que concerne aos seus aspectos temáticos, composicionais e marcas de estilo, o que resultou em uma proposta muito mais voltada a aspectos relacionados à tipologia textual que propriamente ao gênero do discurso.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados Pensares em Revista pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Pensares.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
The Copyright of the published articles in Pensares Journal belong to the respective author(s), with the rights of first publication assigned to Pensares.
The published articles are of public access, free of charge, with attribution of obligatory authorship according to the Creative Commons 4.0 licensing model adopted by the journal.
A Pensares em Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Pensares Journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional).