ENSINO DE LITERATURA: INTERFACES COM A CULTURA DIGITAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2014.16550Resumo
O turbilhão digital do ciberespaço vem influenciando as práticas de ensino-aprendizagem na escola. O mundo dinâmico da cibercultura torna-se atrativo para os alunos que exploram os recursos das redes sociais, das múltiplas potencialidades da era multimídia, dos hipertextos, da convergência digital. Diante do contexto dinâmico das inovações tecnológicas, os professores precisam reavaliar sua condição de “imigrantes digitais” em contato com a geração dos “nativos digitais”. (PRENSKY, 2001). No cenário da cultura digital, qual o papel reservado à literatura? Quais os desafios que os professores encontram para ensinar literatura diante do fascínio das inovações tecnológicas? Os professores estão sendo formados para ensinar literatura? Como analisar as relações entre os estudantes e a literatura em tempos de cultura digital? Esses questionamentos norteiam as reflexões apresentadas neste artigo, no sentido de contribuir para ampliar o debate sobre o ensino de literatura diante das inovações tecnológicas. O artigo aponta para a necessidade de se repensar a formação docente para o ensino de literatura, tendo em vista a importância do papel do professor de literatura como mediador das práticas de letramento literário dos estudantes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados Pensares em Revista pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Pensares.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
The Copyright of the published articles in Pensares Journal belong to the respective author(s), with the rights of first publication assigned to Pensares.
The published articles are of public access, free of charge, with attribution of obligatory authorship according to the Creative Commons 4.0 licensing model adopted by the journal.
A Pensares em Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Pensares Journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional).