POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA E DA CRÍTICA LITERÁRIA PARA AULAS DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2014.14063Resumo
Resumo: O artigo busca demonstrar possíveis contribuições da teoria e da crítica literária para aulas de literatura. Para tanto, parte-se da análise de textos literários de diferentes fases da literatura brasileira, tendo como fundamentação teórica pressupostos da Estética da Recepção da Escola de Constança, na Alemanha, a fim de que se possa refletir sobre o reconhecimento da teoria literária e da crítica literária para a formação de professores e para a elaboração de propostas práticas relacionadas ao ensino e à aprendizagem da literatura. Essas propostas envolvem poemas de Carlos Drummond de Andrade e de Antonio Cícero e a importância da relação texto e contexto para ampliar os sentidos de compreensão das obras.
Palavras-chave: Teoria literária. Crítica literária. Formação de professores de literatura. Ensino e aprendizagem de literatura.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados Pensares em Revista pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Pensares.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
The Copyright of the published articles in Pensares Journal belong to the respective author(s), with the rights of first publication assigned to Pensares.
The published articles are of public access, free of charge, with attribution of obligatory authorship according to the Creative Commons 4.0 licensing model adopted by the journal.
A Pensares em Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Pensares Journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional).