Letramento literário em círculos de leitura na escola

Autores/as

  • Cleonice de Moraes Evangelista Leão UFU
  • Dalma Flávia Barros Guimarães de Souza UFU

Palabras clave:

Literatura, Letramento literário, Círculos de leitura

Resumen

Este artigo tem o objetivo de apresentar práticas alternativas que propiciem o ensino adequado de literatura, através da metodologia de diários de leitura e fichas de função. Para tanto discutimos alguns temas que se relacionam com os interesses da pesquisa, quais sejam: letramento literário, círculos de leitura e importância da leitura literária com qualidade estética. Fazemos algumas considerações sobre a leitura de obras da autora Lygia Bojunga e sua eficácia para o círculo de leitura literária que sugerimos. Assim como Cosson (2014), acreditamos que os círculos de leitura são uma ótima estratégia escolar, pois promovem o hábito de ler, a formação do leitor e a leitura literária, deste modo, possuem uma amplitude que vai além da escola.

Biografía del autor/a

Cleonice de Moraes Evangelista Leão, UFU

Mestre em Letras pelo PROFLETRAS (UFU)

Dalma Flávia Barros Guimarães de Souza, UFU

Mestre em Letras pelo PROFLETRAS (UFU)

Publicado

2018-06-20

Cómo citar

Leão, C. de M. E., & de Souza, D. F. B. G. (2018). Letramento literário em círculos de leitura na escola. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 14(21), 427–441. Recuperado a partir de https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/35126