Letramento literário em círculos de leitura na escola

Autores

  • Cleonice de Moraes Evangelista Leão UFU
  • Dalma Flávia Barros Guimarães de Souza UFU

Palavras-chave:

Literatura, Letramento literário, Círculos de leitura

Resumo

Este artigo tem o objetivo de apresentar práticas alternativas que propiciem o ensino adequado de literatura, através da metodologia de diários de leitura e fichas de função. Para tanto discutimos alguns temas que se relacionam com os interesses da pesquisa, quais sejam: letramento literário, círculos de leitura e importância da leitura literária com qualidade estética. Fazemos algumas considerações sobre a leitura de obras da autora Lygia Bojunga e sua eficácia para o círculo de leitura literária que sugerimos. Assim como Cosson (2014), acreditamos que os círculos de leitura são uma ótima estratégia escolar, pois promovem o hábito de ler, a formação do leitor e a leitura literária, deste modo, possuem uma amplitude que vai além da escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleonice de Moraes Evangelista Leão, UFU

Mestre em Letras pelo PROFLETRAS (UFU)

Dalma Flávia Barros Guimarães de Souza, UFU

Mestre em Letras pelo PROFLETRAS (UFU)

Downloads

Publicado

2018-06-20

Como Citar

LEÃO, Cleonice de Moraes Evangelista; DE SOUZA, Dalma Flávia Barros Guimarães. Letramento literário em círculos de leitura na escola. Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 14, n. 21, p. 427–441, 2018. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/35126. Acesso em: 25 maio. 2025.