Letramento literário e teatro na escola: desafios e perspectivas na formação de leitores.
Keywords:
Literatura, letramento literário, sequência básica, teatro.Abstract
Este estudo apresenta e analisa uma proposta didática para o ensino de literatura na escola, com o gênero teatro, fundamentada nos postulados do letramento literário. Assim, desenvolvemos e aplicamos a referida proposta em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual na cidade de Rio Verde – Goiás. Para tanto, estabelecemos uma discussão a respeito de alguns temas que se relacionam com os interesses desta pesquisa, tais como literatura, letramento literário, sequência básica e teatro. A nossa análise teve ênfase na recepção dos alunos em relação às atividades por nós elaboradas e mediadas, com vistas a contribuir para o resgate da literatura em sala de aula. Portanto, dentro dos limites desta pesquisa, podemos afirmar que cada atividade proposta na sequência básica (COSSON, 2012) cumpriu seu objetivo. Por isso, acreditamos que esse estudo possa subsidiar os demais professores de Língua Portuguesa, no que tange a um estudo sistematizado em literatura no Ensino Fundamental.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Palimpsesto journal publishes original articles and reviews in the field of Literature, Language and Linguistics. We also publish mixed and/or thematic issues, with articles and reviews in Portuguese, English, Spanish, and French.
Authors retain copyright and grant the journal the right of its first publication, with the work simultaneously licensed under Creative Commons Attributions License, which allows sharing of the work with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Palimpsesto uses a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license.