Letramento literário e teatro na escola: desafios e perspectivas na formação de leitores.
Palavras-chave:
Literatura, letramento literário, sequência básica, teatro.Resumo
Este estudo apresenta e analisa uma proposta didática para o ensino de literatura na escola, com o gênero teatro, fundamentada nos postulados do letramento literário. Assim, desenvolvemos e aplicamos a referida proposta em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual na cidade de Rio Verde – Goiás. Para tanto, estabelecemos uma discussão a respeito de alguns temas que se relacionam com os interesses desta pesquisa, tais como literatura, letramento literário, sequência básica e teatro. A nossa análise teve ênfase na recepção dos alunos em relação às atividades por nós elaboradas e mediadas, com vistas a contribuir para o resgate da literatura em sala de aula. Portanto, dentro dos limites desta pesquisa, podemos afirmar que cada atividade proposta na sequência básica (COSSON, 2012) cumpriu seu objetivo. Por isso, acreditamos que esse estudo possa subsidiar os demais professores de Língua Portuguesa, no que tange a um estudo sistematizado em literatura no Ensino Fundamental.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.