As questões ambientais no Brasil

notas sobre as ações de indivíduos, ongs, governos e empresas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/hne.2025.85766

Palavras-chave:

meio ambiente, sustentabilidade, políticas ambientais, mudanças climáticas, relação homem-natureza

Resumo

Este artigo pretende fazer uma síntese sobre como alguns tipos de atores sociais vêm atuando em relação às questões ambientais. Organizado por tipo de ator social, o texto, de caráter introdutório, pretende levantar questões de pesquisa sobre o tema e estimular abordagens multidisciplinares. As informações foram recolhidas a partir da bibliografia especializada e de diálogos realizados com pesquisadores, consultores e gestores públicos e de empresas. Após algumas digressões sobre a relação homem-natureza, o texto analisa o comportamento dos brasileiros enquanto cidadãos e consumidores; aponta para a diversidade de orientações no universo das ongs; resume a trajetória das políticas ambientais no Brasil e aponta para algumas propostas de ação no âmbito governamental; e verifica a efetividade das ações desenvolvidas no âmbito das empresas privadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Ernandez Macedo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professor Titular da Faculdade de Comunicação Social da Uerj. Coordenador do Laboratório de Comunicação Dialógica (LCD/FCS/UERJ).

 

 

Downloads

Publicado

2025-05-23

Como Citar

MACEDO, Marcelo Ernandez. As questões ambientais no Brasil: notas sobre as ações de indivíduos, ongs, governos e empresas. História, Natureza e Espaço - Revista Eletrônica do Grupo de Pesquisa NIESBF, Rio de Janeiro, v. 14, n. 01, p. 01–25, 2025. DOI: 10.12957/hne.2025.85766. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/niesbf/article/view/85766. Acesso em: 28 maio. 2025.