As questões ambientais no Brasil

notas sobre as ações de indivíduos, ongs, governos e empresas

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.12957/hne.2025.85766

Schlagworte:

meio ambiente, sustentabilidade, políticas ambientais, mudanças climáticas, relação homem-natureza

Abstract

Este artigo pretende fazer uma síntese sobre como alguns tipos de atores sociais vêm atuando em relação às questões ambientais. Organizado por tipo de ator social, o texto, de caráter introdutório, pretende levantar questões de pesquisa sobre o tema e estimular abordagens multidisciplinares. As informações foram recolhidas a partir da bibliografia especializada e de diálogos realizados com pesquisadores, consultores e gestores públicos e de empresas. Após algumas digressões sobre a relação homem-natureza, o texto analisa o comportamento dos brasileiros enquanto cidadãos e consumidores; aponta para a diversidade de orientações no universo das ongs; resume a trajetória das políticas ambientais no Brasil e aponta para algumas propostas de ação no âmbito governamental; e verifica a efetividade das ações desenvolvidas no âmbito das empresas privadas.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

Marcelo Ernandez Macedo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professor Titular da Faculdade de Comunicação Social da Uerj. Coordenador do Laboratório de Comunicação Dialógica (LCD/FCS/UERJ).

 

 

Veröffentlicht

2025-05-23

Zitationsvorschlag

MACEDO, Marcelo Ernandez. As questões ambientais no Brasil: notas sobre as ações de indivíduos, ongs, governos e empresas. História, Natureza e Espaço - Revista Eletrônica do Grupo de Pesquisa NIESBF, Rio de Janeiro, v. 14, n. 01, p. 01–25, 2025. DOI: 10.12957/hne.2025.85766. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/niesbf/article/view/85766. Acesso em: 28 mai. 2025.