Explorando as concepções de alfabetização em geografia
DOI:
https://doi.org/10.12957/hne.2024.88809Parole chiave:
Alfabetização Geográfica, Ensino de Geografia, Geografia Escolar, Alfabetização EspacialAbstract
O presente artigo constitui-se como uma investigação destinada a analisar a noção de alfabetização geográfica no contexto das pesquisas nacionais, bem como propor, de modo introdutório, a partir da diversidade de interpretações e operacionalizações concernentes ao tema, caminhos que dialoguem com os problemas do presente e com uma visão integrada de geografia. Para isso, utilizou-se um método de pesquisa qualitativo, baseado na análise bibliográfica de livros, teses, dissertações e artigos científicos, de materiais atuais e retrospectivos, considerados cientificamente autênticos. O recorte metodológico estabelecido abrange o período de meados da década de 1990, quando o termo surge pela primeira vez no âmbito brasileiro, até 2023, ano em que a pesquisa foi realizada. A partir da investigação empreendida, foi possível compreender que a alfabetização geográfica, apesar de ter sido aplicada a distintas circunstâncias pedagógicas no campo do ensino de geografia, conserva um aspecto invariável: a capacidade de estimular descobertas, questionamentos e discussões sobre o espaço vivido dos alunos.
Downloads
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2025 Plinio Matheus Paiva Beserra, Thiago Henrique Costa Simões Antunes

Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.