Teatro e Educação Geográfica

perspectivas para a prática docente

Autores/as

  • Rafael Felipe Ferreira UERJ
  • Fábio Tadeu de Macedo Santana UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/hne.2024.85527

Resumen

O exercício do magistério tornou-se um desafio em suas múltiplas dimensões, sociais, políticas, econômicas e humanas. Diante destas situações ergue-se uma questão pedagógica de profundos debates acadêmicos. Como ensinar e formar cidadãos críticos e autônomos para um mundo em constante transformação? Neste estudo se propõe analisar os desafios do professor de Geografia em sua prática pedagógica, enfrentando problemas de diferentes ordens e essencialmente, apresentar a Teatralização do Ensino de Geografia – TEG como uma proposta de metodologia de ensino, como uma das muitas possibilidades do encontro entre Geografia e Arte pela prática teatral. Uma prática pedagógica dinâmica e libertadora, na qual o processo de aprendizagem-ensino, conceito defendido por Oliveira (2013), seja construído de forma conjunta e colaborativa entre professor-orientador e alunos-atores. Uma prática que estimule o aluno a desenvolver de forma protagonista um raciocínio geográfico, uma consciência crítica e ativa ante as questões transversais que se descortinam diariamente em seu cotidiano.

Biografía del autor/a

Rafael Felipe Ferreira, UERJ

Mestrando do Curso de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional (PROFGEO) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro,

Fábio Tadeu de Macedo Santana, UERJ

 Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ.

Publicado

2024-06-30

Número

Sección

Artigos Científicos