Teatro e Educação Geográfica
perspectivas para a prática docente
DOI:
https://doi.org/10.12957/hne.2024.85527Περίληψη
O exercício do magistério tornou-se um desafio em suas múltiplas dimensões, sociais, políticas, econômicas e humanas. Diante destas situações ergue-se uma questão pedagógica de profundos debates acadêmicos. Como ensinar e formar cidadãos críticos e autônomos para um mundo em constante transformação? Neste estudo se propõe analisar os desafios do professor de Geografia em sua prática pedagógica, enfrentando problemas de diferentes ordens e essencialmente, apresentar a Teatralização do Ensino de Geografia – TEG como uma proposta de metodologia de ensino, como uma das muitas possibilidades do encontro entre Geografia e Arte pela prática teatral. Uma prática pedagógica dinâmica e libertadora, na qual o processo de aprendizagem-ensino, conceito defendido por Oliveira (2013), seja construído de forma conjunta e colaborativa entre professor-orientador e alunos-atores. Uma prática que estimule o aluno a desenvolver de forma protagonista um raciocínio geográfico, uma consciência crítica e ativa ante as questões transversais que se descortinam diariamente em seu cotidiano.
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Πνευματική ιδιοκτησία (c) 2024 Rafael Felipe Ferreira, Fábio Tadeu de Macedo Santana

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