O território é nosso!
O trabalho de campo e o turismo pedagógico como instrumentos de construção do conhecimento e de apropriação do território
DOI:
https://doi.org/10.12957/hne.2024.85524Resumen
O direito à cidade é algo negado a uma grande parcela da população que vive em um país socialmente desigual, onde a cidadania é extremamente frágil. Essas pessoas enfrentam inúmeros obstáculos para acessarem e se apropriarem dos espaços mais valorizados do município em que residem, o que enfraquece a sua própria identidade territorial. A Geografia e o Turismo têm instrumentos capazes de combater esse problema e dar a oportunidade de os moradores locais conhecerem melhor o seu território, se apropriarem dele e fortalecerem seu sentimento de pertencimento e a sua cidadania. Estamos nos referindo ao trabalho de campo e ao turismo pedagógico voltados para a educação básica, que oferecem uma metodologia de ensino-aprendizagem capaz de unir o conteúdo lecionado em sala de aula com a realidade que se apresenta no território, levando os estudantes de escolas públicas a construírem o seu conhecimento, se apropriarem do território do seu município e fortalecerem a sua identidade territorial e a sua cidadania. Apresentamos aqui ideias acerca desses dois instrumentos de ensino-aprendizagem e como o NUPETTE/Uerj/CNPq – Núcleo de Pesquisas em Turismo, Território e Educação – vem realizando ações neste sentido com escolas públicas do Rio de Janeiro e de Teresópolis.
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Derechos de autor 2024 Marcela do Nascimento Padilha, Viviane de Oliveira Lavandeira, Vitor Stuard Gabriel de Pieri

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