O território é nosso!

O trabalho de campo e o turismo pedagógico como instrumentos de construção do conhecimento e de apropriação do território

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/hne.2024.85524

Resumen

O direito à cidade é algo negado a uma grande parcela da população que vive em um país socialmente desigual, onde a cidadania é extremamente frágil. Essas pessoas enfrentam inúmeros obstáculos para acessarem e se apropriarem dos espaços mais valorizados do município em que residem, o que enfraquece a sua própria identidade territorial. A Geografia e o Turismo têm instrumentos capazes de combater esse problema e dar a oportunidade de os moradores locais conhecerem melhor o seu território, se apropriarem dele e fortalecerem seu sentimento de pertencimento e a sua cidadania. Estamos nos referindo ao trabalho de campo e ao turismo pedagógico voltados para a educação básica, que oferecem uma metodologia de ensino-aprendizagem capaz de unir o conteúdo lecionado em sala de aula com a realidade que se apresenta no território, levando os estudantes de escolas públicas a construírem o seu conhecimento, se apropriarem do território do seu município e fortalecerem a sua identidade territorial e a sua cidadania. Apresentamos aqui ideias acerca desses dois instrumentos de ensino-aprendizagem e como o NUPETTE/Uerj/CNPq – Núcleo de Pesquisas em Turismo, Território e Educação – vem realizando ações neste sentido com escolas públicas do Rio de Janeiro e de Teresópolis.

Biografía del autor/a

Marcela do Nascimento Padilha, UERJ

Doutora em Geografia, Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Geografia - ProfGeo, UERJ.

Viviane de Oliveira Lavandeira, UERJ

Professora das redes municipal e estadual de ensino do Rio de Janeiro, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Geografia - ProfGeo,

Vitor Stuart Gabriel de Pieri

 Doutor em Geografia, Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Geografia – ProfGeo – e do PPGEO, UERJ.

Publicado

2024-06-30

Número

Sección

Artigos Científicos