O Turismo Pedagógico como Instrumento de Democratização dos Espaços da Cidade
DOI:
https://doi.org/10.12957/hne.2024.88184Schlagworte:
Turismo pedagógico, Cidadania, Apropriação do patrimônio;, Território, Ensino de GeografiaAbstract
Este artigo apresenta algumas possíveis contribuições do Turismo Pedagógico à promoção da cidadania e ao processo ensino-aprendizagem da educação básica pública no Brasil. Dialoga-se, para isso, com algumas autoras e autores que realizaram pesquisas envolvendo o Turismo e a Educação, estabelecendo relações entre esses campos no sentido de mostrar a importância de se incluir o território do cotidiano nos conteúdos trabalhados em sala de aula, transcendendo, assim, os muros da escola e promovendo um processo ensino-aprendizagem mais lúdico e condizente com as características do território local. Percorre-se o caminho trilhado pelo Núcleo de Pesquisas em Turismo, Território e Educação, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, que, há dez anos, realiza trabalhos de extensão e pesquisa com escolas públicas dos municípios de Teresópolis, Areal e Rio de Janeiro, todos no estado do Rio de Janeiro. Tais trabalhos envolvem estudos feitos entre os integrantes do núcleo, oferta de cursos de extensão gratuitos e apoio à realização do método de Turismo Pedagógico desenvolvido pelo grupo. Os resultados apontam para a possibilidade de criação de políticas públicas voltadas para apoiar as escolas na realização das atividades extramuros, a fim de diminuir as dificuldades e ampliar a execução do turismo pedagógico.
Downloads
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2024 Marcela do Nascimento Padilha, Prof.ª Msc. Viviane Lavandeira

Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell - Keine Bearbeitungen 4.0 International. Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.