O Turismo Pedagógico como Instrumento de Democratização dos Espaços da Cidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/hne.2024.88184

Palavras-chave:

Turismo pedagógico, Cidadania, Apropriação do patrimônio;, Território, Ensino de Geografia

Resumo

Este artigo apresenta algumas possíveis contribuições do Turismo Pedagógico à promoção da cidadania e ao processo ensino-aprendizagem da educação básica pública no Brasil. Dialoga-se, para isso, com algumas autoras e autores que realizaram pesquisas envolvendo o Turismo e a Educação, estabelecendo relações entre esses campos no sentido de mostrar a importância de se incluir o território do cotidiano nos conteúdos trabalhados em sala de aula, transcendendo, assim, os muros da escola e promovendo um processo ensino-aprendizagem mais lúdico e condizente com as características do território local. Percorre-se o caminho trilhado pelo Núcleo de Pesquisas em Turismo, Território e Educação, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, que, há dez anos, realiza trabalhos de extensão e pesquisa com escolas públicas dos municípios de Teresópolis, Areal e Rio de Janeiro, todos no estado do Rio de Janeiro. Tais trabalhos envolvem estudos feitos entre os integrantes do núcleo, oferta de cursos de extensão gratuitos e apoio à realização do método de Turismo Pedagógico desenvolvido pelo grupo. Os resultados apontam para a possibilidade de criação de políticas públicas voltadas para apoiar as escolas na realização das atividades extramuros, a fim de diminuir as dificuldades e ampliar a execução do turismo pedagógico.

Biografia do Autor

Marcela do Nascimento Padilha, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professora Associada do Instituto de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Atua nos cursos de graduação em Turismo, Licenciatura em Geografia, Especialização em Desenvolvimento Territorial e no Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional (Profgeo). Doutora em Geografia (UFF). Pós-Doutorado em Turismo (USP). Coordenadora do Núcleo de Pesquisas em Turismo, Território e Educação (NUPETTE/UERJ/CNPq).

Prof.ª Msc. Viviane Lavandeira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestra em Geografia pelo Mestrado Profissional em Ensino da Geografia em Rede (PROFGEO) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

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Publicado

2024-12-23

Edição

Seção

Artigos Científicos

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