O Turismo Pedagógico como Instrumento de Democratização dos Espaços da Cidade
DOI:
https://doi.org/10.12957/hne.2024.88184Palavras-chave:
Turismo pedagógico, Cidadania, Apropriação do patrimônio;, Território, Ensino de GeografiaResumo
Este artigo apresenta algumas possíveis contribuições do Turismo Pedagógico à promoção da cidadania e ao processo ensino-aprendizagem da educação básica pública no Brasil. Dialoga-se, para isso, com algumas autoras e autores que realizaram pesquisas envolvendo o Turismo e a Educação, estabelecendo relações entre esses campos no sentido de mostrar a importância de se incluir o território do cotidiano nos conteúdos trabalhados em sala de aula, transcendendo, assim, os muros da escola e promovendo um processo ensino-aprendizagem mais lúdico e condizente com as características do território local. Percorre-se o caminho trilhado pelo Núcleo de Pesquisas em Turismo, Território e Educação, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, que, há dez anos, realiza trabalhos de extensão e pesquisa com escolas públicas dos municípios de Teresópolis, Areal e Rio de Janeiro, todos no estado do Rio de Janeiro. Tais trabalhos envolvem estudos feitos entre os integrantes do núcleo, oferta de cursos de extensão gratuitos e apoio à realização do método de Turismo Pedagógico desenvolvido pelo grupo. Os resultados apontam para a possibilidade de criação de políticas públicas voltadas para apoiar as escolas na realização das atividades extramuros, a fim de diminuir as dificuldades e ampliar a execução do turismo pedagógico.
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Copyright (c) 2024 Marcela do Nascimento Padilha, Prof.ª Msc. Viviane Lavandeira

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