O Ensino de Geografia frente às Metodologias Ativas
algumas considerações a respeito da Aprendizagem Baseada em Projetos e o desenvolvimento do Raciocínio Geográfico
DOI:
https://doi.org/10.12957/hne.2024.85522Palabras clave:
Raciocínio Geográfico; Metodologias Ativas; Aprendizagem Baseada em Projetos.Resumen
Atualmente, as discussões atinentes as novas formas de ensinar e aprender tem ocupado lugar de destaque no sistema educacional brasileiro. Neste cenário, diversos métodos de ensino têm sido empregados e parte considerável deles tem produzido resultados satisfatórios. Este é o caso das Metodologias Ativas, sobretudo, da chamada Aprendizagem Baseada em Projetos. É com base nesse conjunto de métodos de ensino que propomos este ensaio, seu objetivo reside em discutir de que forma eles podem contribuir para o Ensino de Geografia e para a reestruturação dos processos de ensino-aprendizagem. Fundamentando-nos em autores como Bacich e Moran (2017), discutiremos a importância de se implementar essas estratégias metodológicas em sala de aula e a partir de autores como Castellar e Paula (2020), analisaremos de que forma elas possibilitam o desenvolvimento do Raciocínio Geográfico e do reconhecimento da Geografia como uma forma de pensar.
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Derechos de autor 2024 Juliano Torezani Tonon, Leonardo Freire Marino

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