O Ensino de Geografia frente às Metodologias Ativas

algumas considerações a respeito da Aprendizagem Baseada em Projetos e o desenvolvimento do Raciocínio Geográfico

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/hne.2024.85522

Keywords:

Raciocínio Geográfico; Metodologias Ativas; Aprendizagem Baseada em Projetos.

Abstract

Atualmente, as discussões atinentes as novas formas de ensinar e aprender tem ocupado lugar de destaque no sistema educacional brasileiro. Neste cenário, diversos métodos de ensino têm sido empregados e parte considerável deles tem produzido resultados satisfatórios. Este é o caso das Metodologias Ativas, sobretudo, da chamada Aprendizagem Baseada em Projetos. É com base nesse conjunto de métodos de ensino que propomos este ensaio, seu objetivo reside em discutir de que forma eles podem contribuir para o Ensino de Geografia e para a reestruturação dos processos de ensino-aprendizagem. Fundamentando-nos em autores como Bacich e Moran (2017), discutiremos a importância de se implementar essas estratégias metodológicas em sala de aula e a partir de autores como Castellar e Paula (2020), analisaremos de que forma elas possibilitam o desenvolvimento do Raciocínio Geográfico e do reconhecimento da Geografia como uma forma de pensar.

Author Biographies

Juliano Torezani Tonon

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Ensino de Geografia – Profgeo-UERJ.

Leonardo Freire Marino, UERJ

Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Geografia – Profgeo-UERJ.

 

Published

2024-06-30

Issue

Section

Artigos Científicos