Explorando as concepções de alfabetização em geografia

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.12957/hne.2024.88809

Schlagworte:

Alfabetização Geográfica, Ensino de Geografia, Geografia Escolar, Alfabetização Espacial

Abstract

O presente artigo constitui-se como uma investigação destinada a analisar a noção de alfabetização geográfica no contexto das pesquisas nacionais, bem como propor, de modo introdutório, a partir da diversidade de interpretações e operacionalizações concernentes ao tema, caminhos que dialoguem com os problemas do presente e com uma visão integrada de geografia. Para isso, utilizou-se um método de pesquisa qualitativo, baseado na análise bibliográfica de livros, teses, dissertações e artigos científicos, de materiais atuais e retrospectivos, considerados cientificamente autênticos. O recorte metodológico estabelecido abrange o período de meados da década de 1990, quando o termo surge pela primeira vez no âmbito brasileiro, até 2023, ano em que a pesquisa foi realizada. A partir da investigação empreendida, foi possível compreender que a alfabetização geográfica, apesar de ter sido aplicada a distintas circunstâncias pedagógicas no campo do ensino de geografia, conserva um aspecto invariável: a capacidade de estimular descobertas, questionamentos e discussões sobre o espaço vivido dos alunos.

Autor/innen-Biografien

Plinio Matheus Paiva Beserra, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-FFP)

Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Thiago Henrique Costa Simões Antunes, USP

Doutorando em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP). Licenciado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-FEBF). Professor de geografia da rede municipal de Nova Iguaçu- RJ.

Veröffentlicht

2025-01-02

Ausgabe

Rubrik

Artigos Científicos