Explorando as concepções de alfabetização em geografia
DOI:
https://doi.org/10.12957/hne.2024.88809Palavras-chave:
Alfabetização Geográfica, Ensino de Geografia, Geografia Escolar, Alfabetização EspacialResumo
O presente artigo constitui-se como uma investigação destinada a analisar a noção de alfabetização geográfica no contexto das pesquisas nacionais, bem como propor, de modo introdutório, a partir da diversidade de interpretações e operacionalizações concernentes ao tema, caminhos que dialoguem com os problemas do presente e com uma visão integrada de geografia. Para isso, utilizou-se um método de pesquisa qualitativo, baseado na análise bibliográfica de livros, teses, dissertações e artigos científicos, de materiais atuais e retrospectivos, considerados cientificamente autênticos. O recorte metodológico estabelecido abrange o período de meados da década de 1990, quando o termo surge pela primeira vez no âmbito brasileiro, até 2023, ano em que a pesquisa foi realizada. A partir da investigação empreendida, foi possível compreender que a alfabetização geográfica, apesar de ter sido aplicada a distintas circunstâncias pedagógicas no campo do ensino de geografia, conserva um aspecto invariável: a capacidade de estimular descobertas, questionamentos e discussões sobre o espaço vivido dos alunos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Plinio Matheus Paiva Beserra, Thiago Henrique Costa Simões Antunes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.