O uso de práticas de educomunicação no processo de ensino-aprendizagem

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2023.78794

Keywords:

Educomunicação, Ensino à distância, Educação e Saúde

Abstract

Utilizando ferramentas de educomunicação, realizamos atividades para multiplicar, popularizar e disseminar o conhecimento técnico-científico em turmas de graduação em Ciências Biológicas e Pedagogia da modalidade de ensino à distância (EAD) do Centro de Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ). Os discentes foram capacitados à desenvolver elementos informativos e de divulgação referentes à saúde individual, coletiva e ambiental em atividades avaliativas na disciplina Educação e Saúde. As ações foram realizadas no período de 2016 a 2022 e contaram com a participação de mais de 2.500 discentes. A estratégia se revelou eficiente, tornando o aprendizado mais participativo e dinâmico, além de propiciar uma prática educativa emancipatória para os alunos. Introduzimos a partir do primeiro semestre de 2022 o uso de podcasts como ferramenta educacional adjuvante, criando um canal para oferta de conteúdo de apoio de qualidade e grande plasticidade de interação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Jemima Fuentes Ribeiro da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Adjunta do Departamento de Histologia e Embriologia, Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes - UERJ. Coordenadora do Projeto A produção de Podcast na área de Educação e Saúde como
ferramenta de divulgação científica no Ensino Superior à Distância.

Marcelo Aguiar Costa Lima, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor Associado do Departamento de Genética, Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes - UERJ. Coordenador de Graduação do Curso de Ciências Biológicas, Coordenador do Laboratório de Genética Molecular Humana e Coordenador do Projeto Elos de Cidadania.

Published

2024-06-27

How to Cite

DA SILVA, Jemima Fuentes Ribeiro; COSTA LIMA, Marcelo Aguiar. O uso de práticas de educomunicação no processo de ensino-aprendizagem. Interagir: pensando a extensão, Rio de Janeiro, n. 36, 2024. DOI: 10.12957/interag.2023.78794. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/78794. Acesso em: 3 may. 2025.

Issue

Section

RELATOS DE EXPERIÊNCIA