Participação de graduandos em ações visando à gestão ambiental participativa em escolas da rede pública do Estado do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.12957/interag.2016.20312Palavras-chave:
educação ambiental, gestão participativa, protagonismo juvenil, elos de cidadaniaResumo
O Programa Elos de Cidadania Educação Ambiental para a Gestão Participativa e Integrada de Águas e Florestas da Mata Atlântica teve como missão promover e apoiar a organização, o desenvolvimento e o fortalecimento de processos coletivos fomentadores da gestão participativa e integrada dos recursos hídricos e da biodiversidade da Mata Atlântica a partir da escola. Durante os anos de 2013 a 2015, o projeto contou com a participação de quarenta e quatro estudantes de Graduação do curso de Ciências Biológicas da UERJ, das modalidades presencial e à distância (EAD-CEDERJ), no desenvolvimento de ações voltadas para uma educação ambiental crítica, transformadora e emancipatória em noventa e seis unidades escolares localizadas em quinze municípios do Estado do Rio de Janeiro. Os acadêmicos foram responsáveis por ministrar oficinas de Educação Ambiental para formação de mais de 3000 alunos das escolas participantes do programa e as ações desenvolvidas contaram com a participação de mais de 10.000 estudantes. Nestas atividades, foi possível divulgar e debater junto às comunidades escolares as questões locais registradas nos diagnósticos socioambientais realizados, e que afetam tanto as espécies animais e vegetais quanto as populações humanas da Mata Atlântica. A atuação dos discentes no Programa Elos de Cidadania permitiu uma complementação da formação inicial em relação à conceitos importantes em Educação Ambiental, com a construção de soluções coletivas para questões socioambientais cotidianas enfrentadas pelas escolas e pelas comunidades de seu entornos, além de oportunizar o contato direto dos acadêmicos com a realidade socioambiental de alunos da rede escolar pública do Estado do Rio de Janeiro. Neste relato apresentamos as atividades realizadas pelos discentes e seus resultados junto às comunidades escolares envolvidas com o programa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

Todo o conteúdo da Revista Interagir está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.