Educação em Saúde: uma experiência, uma comprovação

Autores

  • Luiz Eduardo de Almeida
  • Marília Nalon Pereira
  • Werônica Jaenervay Silveira

Palavras-chave:

Saúde, Ensino, Apreensão, Psicomotricidade

Resumo

Após o levantamento epidemiológico em 245 crianças, com idade entre 4 e 6 anos, da Escola Municipal Santana Itatiaia, Juiz de Fora (MG) verificou-se altos índices de placa bacteriana, presença de lesões cariosas e doença periodontal. Objetivando a paralisação, a regressão e a prevenção das referidas doenças, foi empregada na referida escola um programa de EDUCAÇÃO EM SAÚDE, cuja metodologia focou não apenas o aprendizado, mas, principalmente a apreensão e a capacidade de os aprendizes se tornarem carreadores de conhecimentos. Para tanto, desenvolveram-se 13 atividades lúdicas, durante 8 meses, apoiadas na psicomotricidade. Pode-se concluir com este trabalho que o Projeto de Extensão Escova-Ação através de suas estratégias educativas e motivacionais simples, de baixo custo, alcançou seus objetivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Eduardo de Almeida

Especialização (em curso) em Saúde Coletiva, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF.

Marília Nalon Pereira

Professora Adjunta II do Departamento de Odontologia Restauradora. Faculdade de Odontologia, Universidade Federal de Juiz de Fora - MG / Coordenadora do Projeto de Extensão Escova-Ação.

Werônica Jaenervay Silveira

Cirurgiã-dentista.

Downloads

Publicado

2012-03-06

Como Citar

ALMEIDA, Luiz Eduardo de; PEREIRA, Marília Nalon; SILVEIRA, Werônica Jaenervay. Educação em Saúde: uma experiência, uma comprovação. Interagir: pensando a extensão, Rio de Janeiro, n. 10, 2012. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/2655. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)