Significâncias conceituais, procedimentais e atitudinais advindas de vivências extensionistas experimentadas por graduandos de Odontologia: um relato de experiência

Autores

  • Luiz Eduardo de Almeida Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Odontologia (Saúde Coletiva) pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas (FOP-UNICAMP). Docente do Departamento de Odontologia Restauradora da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora. https://orcid.org/0000-0002-4980-6422
  • Laísa Araújo Cortines Laxe Docente do Departamento de Odontologia Restauradora da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora.
  • Marília Nalon Pereira ("in memorian") Docente do Departamento de Odontologia Restauradora da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora.
  • Fernanda Bello Kneitz Discente do curso de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora.
  • Rana Alice da Cruz Pessoa Discente do curso de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora.

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2020.56602

Palavras-chave:

Educação em Odontologia. Relações Comunidade-Instituição. Práticas interdisciplinares. Aprendizagem.

Resumo

O presente estudo traz uma análise, transversalmente qualitativa, das aprendizagens conceituais, procedimentais e atitudinais advindas de experimentações extensionistas. Das duas primeiras inspeções, além de experienciarem os comuns entraves advindos do confronto entre teoria e prática, os discentes se viram como agentes ativos na devolução dos conhecimentos científicos por eles aprendidos, apreendidos e agora carreados. Na análise atitudinal, desprendeu-se, a conscientização do futuro profissional de saúde frente a seu papel social, o de transformar duras realidades. De tudo, pode-se afirmar que extensão universitária extrapola qualquer grau de importância, na verdade, vivenciá-la é fundamental para se prover uma formação acadêmica contextualizada aos problemas de saúde que assolam a população brasileira.

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Publicado

2021-10-25

Como Citar

Almeida, L. E. de, Laxe, L. A. C., Pereira ("in memorian"), M. N., Kneitz, F. B., & Pessoa, R. A. da C. (2021). Significâncias conceituais, procedimentais e atitudinais advindas de vivências extensionistas experimentadas por graduandos de Odontologia: um relato de experiência. Interagir: Pensando a extensão, (30), 32–42. https://doi.org/10.12957/interag.2020.56602

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA