Análise das experimentações político-pedagógicas vivenciadas em um projeto de extensão

Autores

  • LUIZ EDUARDO DE ALMEIDA PROFESSOR DO NÚCLEO DE SAÚDE COLETIVA DO DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA DO CAMPUS AVANÇADO DE GOVERNADOR VALADARES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA https://orcid.org/0000-0002-4980-6422
  • Valéria de Oliveira
  • Marília Nalon Pereira
  • Larisse Martins Aguiar
  • Diego Machado de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2019.40263

Palavras-chave:

Extensão universitária, Relações Interprofissionais, Relações Interinstitucionais, Relações Comunidade-Instituição.

Resumo

Neste trabalho, estruturado sob estratégia narrativo-argumentativa, são apresentados os dispositivos político-pedagógicos atrelados à dinamização do Projeto de Extensão Sala de Espera do Campus Avançado de Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora. Daqui algumas inferências se destacaram: 1) a importância da capacitação, da ambientalização e da estruturação das equipes multiprofissionais de trabalho; 2) o enlaçamento ensino-serviço-comunidade; 3) a efetividade do instrumento “TPC” na dinamização das atividades extensionistas; 4) o reconhecimento dos ambientes de espera como território dinâmico e fértil para a implantação de ações educativas; 5) a disseminação, em espaços científicos, dos aprendizados advindos da extensão. Por fim, das ponderações elencadas, este trabalho reforça ainda mais o fundamental papel da extensão universitária para uma formação acadêmica de qualidade e direcionada às solutividades das verdadeiras aflições que assolam a população brasileira.

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Publicado

2020-01-14

Como Citar

ALMEIDA, LUIZ EDUARDO DE; OLIVEIRA, Valéria de; PEREIRA, Marília Nalon; AGUIAR, Larisse Martins; OLIVEIRA, Diego Machado de. Análise das experimentações político-pedagógicas vivenciadas em um projeto de extensão. Interagir: pensando a extensão, Rio de Janeiro, n. 27, 2020. DOI: 10.12957/interag.2019.40263. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/40263. Acesso em: 2 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

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